LA GESTIÓN DE LA ESCRITURA DE TEXTOS ACADÉMICOS A LA LUZ DE LOS ESTUDIOS DEL LENGUAJE INTERACCIONISTA-SOCIODISCURSIVO

Autores/as

  • Hermano Aroldo Gois Oliveira UFPB
  • Regina Celi Mendes Pereira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.156

Palabras clave:

Gerenciamento de la escritura académica; Lingüística aplicada; operaciones de lenguaje; Grado

Resumen

El propósito de este artículo es revelar las representaciones sobre el gerenciamiento de la escritura de textos especializados para la Universidad. Para ello, el estudio se basa en un enfoque cualitativo. En ese sentido, para la generación de datos, la investigación opera a partir de la realización de sesión reflexiva. También se ancla en los principios de la Lingüística Aplicada, a través de fundamentos teóricos interdisciplinarios, con énfasis en reflexiones sobre los siguientes conceptos: actuar lenguajero, arquitectura textual, género de texto. Los resultados señalan que el gerenciamiento de la escritura de un texto implica un modelo metatextual que opera por intermedio la construcción, por un lado, de representaciones acerca de la esfera de comunicación en que el agente-productor se encuentra, de las experiencias a partir de formas de envío del texto, por parte de un profesor formador/orientador, de prácticas letradas, pero también del contacto con textos validados en el área de actuación; por otro lado, de representaciones acerca del nivel de infraestructura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hermano Aroldo Gois Oliveira, UFPB

Doutor em Linguística (UFPB). Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Especialista em Ciências da Linguagem com ênfase no ensino de Língua Portuguesa (UFPB). Licenciado em Letras/Português (UFCG). Integra os grupos de pesquisas Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG/CNPq); Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB/CNPq) e Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/UNESCO/UFPB). Nesse último, como membro, desenvolve e orienta pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos/textuais, letramentos acadêmicos, processos de ensino-aprendizagem de produção textual escolar/acadêmica e gerenciamento para a escrita de textos na universidade. Atuou como tutor a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, atualmente, é professor de Língua portuguesa na Educação Básica de rede privada.

Regina Celi Mendes Pereira, UFPB

possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), é professora Titular do Departamento de Língua e Linguística (DLPL), do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e do Mestrado Profissional Linguística e Ensino (MPLE) da Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do PROLING de 2009 a 2012, onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros textuais, letramentos, escrita acadêmica, formação docente e processos de ensino-aprendizagem da escrita. Foi conselheira da Associação Nacional de Letras e Linguística (ANPOLL), quadriênio 2012-2016. É editora da Revista Prolíngua e coordenadora da sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura no Brasil. Ao longo de sua atuação docente, tem desenvolvido projetos de formação de professores de língua portuguesa da rede pública. É líder do grupo Ateliê de Textos Acadêmicos ATA/CNPq/UFPB e uma das líderes do grupo de pesquisa GELIT/CNPq/UFPB (Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho), integrante do GT de Gêneros textuais/discursivos e membro do grupo ALTER-PUC/SP. https://orcid.org/0000-0002-5538-035X

Citas

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011, p. 261-306.

BASÍLIO, R.; PEREIRA, R. C. M. O procedimento de esquematização como estratégia de recepção e de construção textual. PEREIRA, R. C. M. (org.) Ateliê de Gêneros Acadêmicos: didatização e construção de saberes. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2014. p. 223-249.

BAZERMAN, C.. Retórica da ação letrada. São Paulo: parábola, 2015.

BRONCKART, J.-P. Ação, discurso e racionalização: a hipótese de desenvolvimento de Vygotsky revisitada. In.: ______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 59-91.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J.-P. Introdução. In.: ______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 10-23.

BRONCKART, J.-P. O Agir nos Discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, J.-P. Quadro e questionamento epistemológicos. In.: ______. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. Ed. São Paulo: EDUC, 2012 [1999]. p. 21-67.

BULEA, E. Atividade linguageira, textualidade e significação. In. ______. Linguagens e efeitos desenvolvimentais a interpretação da atividade. Campinas: Mercado de letras, 2010, p. 63-75.

MATENCIO, M. L. M. Textualização, ação e atividade: reflexões sobre abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo. In: GUIMARAES, A. M. de. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de letras, 2007, p. 51-63.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2001

MOITA LOPES, L. P. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In. ______. Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Atonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 15-37.

OLIVEIRA, H. A. G. Um estudo do gerenciamento da escrita de textos na graduação em Letras por meio da ativação de capacidades e da mobilização de operações de linguagem. 2021. 348 f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

PEREIRA, R. C. A constituição social e psicológica do texto escrito. In. PEREIRA, R. C. A; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011, p.113-142.

PEREIRA, R. C. M. (Org). Ateliê de Gêneros Acadêmicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, 2014.

Publicado

2022-05-27

Cómo citar

Gois Oliveira, H. A., & Mendes Pereira, R. C. . (2022). LA GESTIÓN DE LA ESCRITURA DE TEXTOS ACADÉMICOS A LA LUZ DE LOS ESTUDIOS DEL LENGUAJE INTERACCIONISTA-SOCIODISCURSIVO. Open Minds International Journal, 3(1), 68–79. https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.156