INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Janderson Jason Barbosa Aguiar Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.215

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Tecnologias Digitais, Ensino-Aprendizagem, Oportunidades, Desafios

Resumo

Este artigo explora o impacto da Inteligência Artificial (IA) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação, ressaltando oportunidades e desafios. A IA encontra aplicação em setores como saúde, finanças e educação, enquanto as TDICs ampliam a interação no âmbito educacional. A IA enriquece a experiência de ensino-aprendizagem ao permitir personalização e feedback imediato, além de viabilizar a análise de dados educacionais. Jogos educacionais e chatbots são exemplos de aplicação da IA, impulsionando a aprendizagem autodirigida. No entanto, desafios persistem em termos de desigualdade no acesso tecnológico e preservação da privacidade dos dados. Além disso, há o potencial da IA para reduzir a interação humana e perpetuar estereótipos de gênero. A Universidade Estadual da Geórgia ilustra o sucesso ao usar IA na identificação de estudantes em risco e oferecer chatbots. A IA, embora proporcione aprimoramentos no ensino-aprendizagem, traz consigo desafios éticos e educacionais que requerem análise e investimento em pesquisa. É importante garantir a privacidade dos dados, desenvolver proficiência digital e refletir sobre os aspectos éticos da IA na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, J. J. B.; ARAÚJO, J. M. F. R.; COSTA, E. B. Sistemas de recomendação de objetos de aprendizagem: análises de estratégias envolvendo estudantes de computação. Belém: RFB, 2022. ISBN: 978-65-5889-403-2. Disponível em: <https://doi.org/10.46898/rfb.9786558894032>. Acesso em: 29 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.46898/rfb.9786558894032

CLUA, E.; RODRIGUES; R. F. Jogos, entretenimento e expressões digitais. In: MACIEL, C.; VITERBO, J. Computação e Sociedade: a Tecnologia. Cuiabá, MT: Edufmt Digital, p. 97–138, 2020. ISBN: 978-65-5588-048-9. Disponível em: <https://bit.ly/2Hdx5YT>. Acesso em: 29 maio. 2023.

HEFLING, K. The ‘Moneyball’ solution for higher education — It’s a lot easier to start college than to finish. Can ‘big data’ help?. Politico. 2019. Disponível em: <https://www.politico.com/agenda/story/2019/01/16/tracking-student-data-graduation-000868/>. Acesso em: 29 maio. 2023.

KUYVEN, N. L.; ANTUNES, C. A.; BARROS VANZIN, V. J.; SILVA, J. L. T.; KRASSMANN, A. L.; TAROUCO, L. M. R. Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.22456/1679-1916.86019>. Acesso em: 29 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86019

LOPES, A. M. M.; NETTO, J. F. M. Sistemas Tutores Inteligentes: um Mapeamento das Produções Brasileiras. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 1313-1322, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1313>. Acesso em: 29 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1313

RIBEIRO, K. S. F. M.; MACIEL, C.; BIM, S. A.; AMARAL, M. A. (2020). Gênero e tecnologias. In: MACIEL, C.; VITERBO, J. Computação e Sociedade: a Profissão. Cuiabá, MT: Edufmt Digital, p. 104–140. ISBN: 978-65-5588-046-5. Disponível em: <https://bit.ly/2IQC6Hv>. Acesso em: 29 maio. 2023.

SANTORO, F. M.; REVOREDO, K. C.; BAIÃO, F. A. Impacto social das novas tecnologias. MACIEL, C.; VITERBO, J. Computação e Sociedade: a Sociedade. Cuiabá, MT: Edufmt Digital, p. 12–45, 2020. ISBN: 978-65-5588-047-2. Disponível em: <https://bit.ly/38UTTIp>. Acesso em: 29 maio. 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Aguiar, J. J. B. (2023). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Open Minds International Journal, 4(2), 183–188. https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.215

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo