PEDAGOGIA FEMINISTA E CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Rosangela de Araújo LIMA Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.57

Palavras-chave:

Gênero, Educação Inclusiva, Ensino

Resumo

Aborda-se nesse trabalho a importância da discussão sobre gênero nos currículos escolares na visão da Pedagogia Feminista, tendo como objetivo analisar a contribuição dos pressupostos teóricos feministas para a constituição de um Currículo Escolar inclusivo. O método de investigação utilizado neste estudo foi de caráter bibliográfico, alicerçado na discussão e no mapeamento da produção acadêmica sobre o tema. Reitera-se, então, a importância ímpar dessa discussão e da adoção de uma proposta pedagógica amparada nos pressupostos da Teoria Feminista para a consecução de uma escola democrática e cidadã, onde a diversidade humana seja não só respeitada, mas acolhida de forma que vise à inclusão escolar e social dos sujeitos. A Escola ainda hoje exclui e atua numa perspectiva da norma heterocêntrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6022/2018. Artigo Científico. 2018.
BRITZMAN, Débora. Curiosidade, sexualidade e Currículo. In: LOURO, Guarcira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2° ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2001, p. 83 -111.
BUTLER, Judith. Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do pós-modernismo. Cadernos Pagu. n. 11, p. 11-42, 1998.
________. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (UNESP). 1999.
CASTRO, Maria Garcia. ABRAMOVAY, Miriam. SILVA, Lorena Bernadete. Emile. Juventudes e Sexualidades. Brasília UNESCO, 2004, 2° edição.
COSTA, Jurandir Freire. A Inocência e o Vício: estudos sobre o homoerotismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2000.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "Estado da Arte". Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
FOCAULT, Michel. História da sexualidade I – A vontade de saber. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal. 1993.
FURLANI, Jimena. Abordagens contemporâneas para educação sexual. In: FURLANI, Jimena. (Org.). Educação sexual na escola: equidade de gênero, livre orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Florianópolis: FUDESC , 2008. p. 18-34.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra. 1987.
_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2002.
NAVARRO-SWAIN, Tânia. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense. Coleção Primeiros Passos, 2000.
SACRISTÁN, J.G. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, F. (Orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, p. 82-113, 1995.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer monografia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, Vera. Movimento de mulheres e feminismo: evolução e novas tendências. Revista Estudos Feministas, n. especial, 1994.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

LIMA, R. de A. (2020). PEDAGOGIA FEMINISTA E CURRÍCULO ESCOLAR. Open Minds International Journal, 1(2), 58–67. https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.57

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.