ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NO SÉCULO XXI: POLÍTICAS, PRÁTICAS DE ENSINO E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.198Palavras-chave:
Ensino de língua inglesa., O papel do professor, Tecnologias digitaisResumo
O livro “Language Teaching-learning in the 21st century” é uma coletânea de 18 artigos que discutem e apresentam o ensino de língua inglesa no século 21 em diferentes perspectivas. A introdução, escrita por Bueno (2020), traz uma breve apresentação sobre o contexto histórico do ensino da língua inglesa no Brasil, bem como apresenta reflexões a respeito da imposição das línguas, de modo geral, nos territórios conquistados, e enfatiza que, no Brasil, a expansão/dominação da língua inglesa veio de outras formas, através de músicas, roupas e estrangeirismos. Bueno (2020), ancorada nos capítulos que formam esta coletânea, debruça-se em sintetizar as ideias defendidas ao longo do trabalho, especialmente destacando o papel do professor em relação aos processos de ensino e aprendizagem. Assim, é reforçado que o dever do professor é tentar integrar o aluno em interações, mediadas cada vez mais pelas tecnologias digitais, numa perspectiva crítica e reflexiva. Com base no exposto, sistematizamos esta resenha em: (i) breve apresentação dos organizadores do livro e (ii) visões gerais de cada capítulo considerando/enfatizando pontos importantes.
Downloads
Referências
RICHTER, C. L; NÓBREGA, D. G. A; SOUZA, F. M; NASCIMENTO, J. F (Orgs.). Language Teaching-Learning in the 21st century. São Paulo: Mentes Abertas, 2020, 196p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.