HUMOR RISÍVEL: UMA CONSTRUÇÃO DE EXPECTATIVA E RUPTURA
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.233Palavras-chave:
Ensino de PLE., Humor., Leitura.Resumo
Este estudo trata do humor no ensino de língua portuguesa, variante brasileira, para aprendizes estrangeiros, considerando que o humor se inscreve numa prática discursiva marcada pelo cultural. Assim, tem por objetivo verificar os entrelaçamentos entre o linguístico, a imagem, o cultural e a situação de uso em que se dá o humor risível. Para tanto, faz-se necessário recuperar conhecimentos sobre o discurso como prática social interacional, o contexto discursivo marcado pelos marcos de cognições sociais, a cultura impressa e expressa na língua, o humor risível relativo aos conhecimentos específicos, individuais e sociais, presentes nas expressões lexicais polissêmicas. Os resultados apontam para relevância de se considerar, no ensino de língua-cultura, as relações possíveis entre imagem e expressões lexicais a fim de explicitar os valores múltiplos e polissêmicos que provocam o riso entre brasileiros.
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