VERSÃO LITERÁRIA DO CONTO "OS OLHOS", DE ROSALIE GALLO E SANCHES: EXPERIÊNCIA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i1.292Palavras-chave:
Relato colaborativo. Versão literária. Procedimentos técnicos de tradução. Conto literário. Professores de espanhol em formação inicial.Resumo
No curso de Letras, a formação do tradutor é muitas vezes negligenciada, apesar da importância da tradução no ensino de idiomas. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), alunos de Letras Espanhol compartilharam sua experiência em "Teoria e Prática da Tradução", adaptando colaborativamente e remotamente o conto "Os olhos", de Rosalie Gallo y Sanches, do português brasileiro para o espanhol. O estudo visa relatar essa experiência, compreender o processo de versão, catalogar os procedimentos técnicos e justificar escolhas metodológicas. Os alunos refletiram sobre o processo e o produto final. Teoricamente, basearam-se em Nóbrega (2020) e Barbosa (2020). Os resultados incluem o conto vertido para o espanhol e um diário reflexivo detalhando o processo, métodos, procedimentos técnicos e análises críticas. A análise revelou diferenças entre os idiomas, possibilitando uma reflexão sobre as estratégias. A pesquisa contribui para atividades de versão literária em sala de aula, oferecendo subsídios teóricos e práticos para o ensino de idiomas.
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