A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DENTRO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Janete Pereira Santos Carvalho Universidade Estadual de Maringá-UEM

Palavras-chave:

Sociolinguística., Variação Linguística., Língua Padrão.

Resumo

A produção deste trabalho foi realizada como forma de conclusão da disciplina eletiva de mestrado, Princípios da Sociolinguística Educacional. A pesquisa objetiva a forma de descrever como é ensinada a variação linguística na língua do português brasileiro nas escolas dentro de seus materiais didáticos. De início tematizando as práticas escolares com a língua portuguesa com os alunos, baseadas nas práticas das autoras Cyranka e Scafutto. Por um lado esses alunos reclamam da do ensino de língua portuguesa “ela é muito difícil”, e do outro os docentes classificam como“pouco capazes”, desse modo agrava quando se trata de falantes de dialetos pouco prestigiados, considerados errados. Em um segundo momento define-se no ambiente escolar o que é ensinar língua padrão ou língua culta baseado nas ideias de Faraco (2008) já que as variedades ocorrem em usos mais monitorados da língua por diversos segmentos sociais. 

Palavras-chaves: sociolinguística, variação linguística, língua padrão.

 

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Referências

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Publicado

2023-04-23

Como Citar

Pereira Santos Carvalho, J. (2023). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DENTRO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS LIVROS DIDÁTICOS. Open Minds International Journal, 4(1), 4–14. Recuperado de https://openminds.emnuvens.com.br/openminds/article/view/185

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