GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE MULTIMODAL
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v3i2.161Palavras-chave:
Gênero textual anuncio publicitário. Leitura. Multimodalidade.Resumo
O anúncio publicitário, segundo os PCN (1998) trata-se de um gênero textual multimodal, que apresenta elementos que possibilitam diversas leituras e interpretações, tendo em vista suas peculiaridades de ser marcado com elementos visuais: cores, desenhos, formatos, jogo de palavras contribuindo para um cenário multimodal. Trata de uma proposta de estudo desenvolvida no Programa Mestrado Profissional-Profletras , em uma escola pública do ensino fundamental, afim de analisar o gênero textual anúncio publicitário, enquanto gênero multimodal, e compreender a sua importância no ensino de leitura e aprendizagem de língua portuguesa. buscou-se realizar leituras em um corpus de gêneros textuais multimodais a partir das mensagens presentes considerando especialmente a mensagem implícita, subtendida, conotativa, denotativa. Justifica se a opção por este gênero por estar presente no cotidiano dos sujeitos em todos os ambientes sociais e nos mais diversos veículos de comunicação. O estudo utilizou se a metodologia da pesquisa-ação, envolvendo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal sob a luz dos estudo teóricos da Linguística textual como: Kleiman (2016), Rojo (2012), Marcuschi (2008) entre outros. Os estudos apontaram para a necessidade de desenvolver atividades de leitura por meio desse gênero, entre outros multimodais para ampliar a competência leitora.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 278-327
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da Criação Verbal. 6. ed. Trad.
Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1997
BORGES, Flávia Girardo Botelho. Os gêneros textuais em cena: uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 119-140, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982012000100007
COSTA LARA, Ana Gabriela; SOUZA, Lívia Cristina Pereira . O gênero propaganda na escola: uma análise das aulas de leitura. Revista Gatilho, v. 6, p. 01-11, 2007. Disponível em: <http://www.ufjf. br/revistagatilho/files/2009/12/O-gnero-propaganda-na-escola-Artigo-Gatilho1.pdf>. Acesso em 2020.
DIONÍSIO, Ângela Paiva. Diversidade de ações sociais e de representações: diversidade de gêneros e em gêneros. In: II Congresso de Educação Dom Bosco-ANAIS. Curitiba, julho/2006.
DIONÍSIO, Ângela Paiva . Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio ; DIONÍSIO, Ângela Paiva (org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208 p.
DIONÍSIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir M.; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 137-152.
DIONÍSIO, Ângela Paiva . Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipas Comunicação, 2014.
KLEIMAN. Ângela Bustos. Alfabetização e letramento: implicações para o ensino. Revista da FACED, Salvador, n. 6, p. 99-112, 2002.
KLEIMAN, Ângela Bustos. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16. ed. Campinas: Pontes: Editores, 2016.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Education, 2001
MARCUSCHI, Luíz Antônio . Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva.; MACHADO, Ana Rachel (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ROJO, Roxane Helena R., MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.