GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE MULTIMODAL

Autores

  • Marlene Centurião Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS
  • Dalete Manhães Borges Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS
  • Neide Araújo Castilho Teno UEMS

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v3i2.161

Palavras-chave:

Gênero textual anuncio publicitário. Leitura. Multimodalidade.

Resumo

O anúncio publicitário, segundo os PCN (1998) trata-se de um gênero textual multimodal, que apresenta elementos que possibilitam diversas leituras e interpretações, tendo em vista suas peculiaridades de ser marcado com elementos visuais: cores, desenhos, formatos, jogo de palavras contribuindo para um cenário multimodal. Trata de uma proposta de estudo desenvolvida no Programa Mestrado Profissional-Profletras , em uma escola pública do ensino fundamental, afim de analisar o gênero textual anúncio publicitário, enquanto gênero multimodal, e compreender a sua importância no ensino de leitura e aprendizagem de língua portuguesa. buscou-se realizar leituras em um corpus de gêneros textuais multimodais a partir das mensagens presentes considerando especialmente a mensagem implícita, subtendida, conotativa, denotativa. Justifica se a opção por este gênero por estar presente no cotidiano dos sujeitos em todos os ambientes sociais e nos mais diversos veículos de comunicação. O estudo utilizou se a metodologia da pesquisa-ação, envolvendo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal sob a luz dos estudo teóricos da Linguística textual como:  Kleiman (2016), Rojo (2012), Marcuschi (2008) entre outros. Os estudos apontaram para a necessidade de desenvolver atividades de leitura por meio desse gênero, entre outros multimodais para ampliar a competência leitora.

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Biografia do Autor

Marlene Centurião, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS – Campo Grande). Área de concentração: Estudos Linguísticos. Professora da Rede Estadual de Ensino. Colaboradora no projeto de pesquisa “Narrativas de Saberes Profissionais: diálogos sobre o agente de letramento e o ensino de língua”. E-mail: marlenecenturu@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1745-5453

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Centurião, M. ., Manhães Borges, D., & Teno, N. A. C. (2022). GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE MULTIMODAL. Open Minds International Journal, 3(2), 23–36. https://doi.org/10.47180/omij.v3i2.161

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