O GERENCIAMENTO DA ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS À LUZ DOS ESTUDOS INTERACIONISTA-SOCIODISCURSIVOS DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.156Palavras-chave:
Gerenciamento da escrita acadêmica; Linguística Aplicada; Operações de linguagem; LicenciaturaResumo
O objetivo desse artigo é desvelar as representações sobre o gerenciamento da escrita de textos especializados para a Universidade. Para isso, o estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa. Nesse sentido, para a geração de dados, a investigação opera a partir da realização de sessão reflexiva. Ancora-se, ainda, em princípios da Linguística Aplicada, mediante fundamentos teóricos interdisciplinares, com destaque para reflexões acerca dos seguintes conceitos: agir linguageiro, arquitetura textual, gênero de texto. Os resultados indicam que o gerenciamento da escrita de texto implica um modelo metatextual que opera por intermédio da construção, por um lado, de representações acerca da esfera de comunicação em que o agente-produtor encontra-se, das experiências a partir de formas de encaminhamento do texto, por parte de um professor formador/orientador, de práticas Letradas, mas também do contato com textos validados na área de atuação; por outro lado, de representações acerca do nível da infraestrutura.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011, p. 261-306.
BASÍLIO, R.; PEREIRA, R. C. M. O procedimento de esquematização como estratégia de recepção e de construção textual. PEREIRA, R. C. M. (org.) Ateliê de Gêneros Acadêmicos: didatização e construção de saberes. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2014. p. 223-249.
BAZERMAN, C.. Retórica da ação letrada. São Paulo: parábola, 2015.
BRONCKART, J.-P. Ação, discurso e racionalização: a hipótese de desenvolvimento de Vygotsky revisitada. In.: ______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 59-91.
BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, J.-P. Introdução. In.: ______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p. 10-23.
BRONCKART, J.-P. O Agir nos Discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
BRONCKART, J.-P. Quadro e questionamento epistemológicos. In.: ______. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. Ed. São Paulo: EDUC, 2012 [1999]. p. 21-67.
BULEA, E. Atividade linguageira, textualidade e significação. In. ______. Linguagens e efeitos desenvolvimentais a interpretação da atividade. Campinas: Mercado de letras, 2010, p. 63-75.
MATENCIO, M. L. M. Textualização, ação e atividade: reflexões sobre abordagem do Interacionismo Sociodiscursivo. In: GUIMARAES, A. M. de. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de letras, 2007, p. 51-63.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2001
MOITA LOPES, L. P. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In. ______. Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Atonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 15-37.
OLIVEIRA, H. A. G. Um estudo do gerenciamento da escrita de textos na graduação em Letras por meio da ativação de capacidades e da mobilização de operações de linguagem. 2021. 348 f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.
PEREIRA, R. C. A constituição social e psicológica do texto escrito. In. PEREIRA, R. C. A; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011, p.113-142.
PEREIRA, R. C. M. (Org). Ateliê de Gêneros Acadêmicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.