SOBERANIA EM XEQUE: a interferência diplomática na reforma educacional brasileira e o debate sobre o ensino do espanhol

Autores

  • Lara Solórzano Damasceno Universidade da Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i2.306

Palavras-chave:

Ensino obrigatório do espanhol, ensino do espanhol no Brasil, Novo Ensino Médio, intervencionismo diplomático, soberania nacional.

Resumo

O artigo oferece um olhar crítico sobre a interferência diplomática, de alguns países europeus especialmente da França, na política educacional brasileira, focando na retirada da obrigatoriedade do ensino do espanhol no Novo Ensino Médio sancionado em julho de 2024. Considera os impactos dessas ações sobre a soberania nacional e sobre o devido respeito às práticas democráticas, questionando os limites do direito de intervenção diplomática. O texto contextualiza o ensino do espanhol no Brasil como uma ferramenta de integração regional e explora a disputa pelo poder linguístico, utilizando o modelo do Sistema Solar das Línguas de Abram de Swaan. Também discute o conceito de plurilinguismo promovido pela diplomacia francesa e critica o uso do soft power como forma de coação geopolítica.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

Damasceno, L. S. (2024). SOBERANIA EM XEQUE: a interferência diplomática na reforma educacional brasileira e o debate sobre o ensino do espanhol. Open Minds International Journal, 5(2), 73–82. https://doi.org/10.47180/omij.v5i2.306