DIFICULTADES Y PERSPECTIVAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL EN EL CONTEXTO DEL PROFESOR DE LA ESCUELA JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ

Autores/as

  • Marconi da Silva Almeida IFPBA
  • Ana Caroline Pereira da Silva IFPB

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v2i1.98

Palabras clave:

Enseñanza del Español; Dificultades; Perspectivas.

Resumen

Este trabajo surgió de una curiosidad que tuvimos en saber cuáles son las dificultades y perspectivas de la enseñanza de la lengua española dentro del contexto de la escuela profesor José Gonçalves de Queiroz de la ciudad de Sumé. Se trata de un estudio de caso que tuvo como objetivo investigar, mediante la aplicación de dos cuestionarios con preguntas objetivas y subjetivas, cuáles dificultades y perspectivas experimentan estos profesores y estudiantes en sus clases de español. Para analizar los datos y reflexionar, se utilizaron los estudios de algunos autores, como Cruz (2010), França (2017), Hauschild (2011), Santos (2013), Viegas (2018) entre otros que reflexionaron sobre el tema presentado. El trabajo tiene como objetivo contribuir a reflexionar sobre cómo va la enseñanza del español frente al profesor y los estudiantes, en el contexto del Bachillerato y la escuela pública.

 

Palabras clave: Enseñanza del Español; Dificultades; Perspectivas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Ofício do MEC reafirma proibição para contratação de docentes e técnicos nas IFE. Brasília: Fevereiro, 2020. Disponível em: <https://www.andes. org.br/conteudos/noticia /portaria-do-mEC-reafirma-proibicao-para-contrtacao-de-docentes-e-tecnicos-nas-iFE1>. Acesso em: 29/ 11/2020.

______. Portaria da Capes corta bolsas de diversos programas de pós-graduação. Brasília: Março, 2020. Disponível em: <https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/portaria-da-capes-corta-bols as-de-diversos-programas-de-pos-graduacao1>. Acesso em: 29/11/2020.

CRUZ, N. S.. Ensino de Língua Espanhola no Ensino Médio. 2010. Disponível em: <https://www.webartigos.com /artigos/ensino-de-lingua-espanhola-no-ensino-medio/31146>. Acesso em: 29/09/2020.

CABO, I. L. P.. Metodologia do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Recursos e Actividades Didácticas. 2010. Disponível em: <https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/18 00/1/Metodologia%20do%20Ensino%20do%20Espanhol%20como%20L%C3%ADngua%20Estrangeira%20-%20%20Recursos%20e%20Actividades%20Did%C3%A1cticas%20-%20%20Isabel%20Cabo.pdf> Acesso em: 18/10/2020.

DOUNIS, B. C.. A interação entre professores e alunos: suas relações com os saberes pedagógicos, os aspectos culturais e a influência sobre a aprendizagem. 2014. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

FRANÇA, S. S.. Desafios da Prática do Professor de Língua Espanhola no Brasil. 2017. Disponível em: . Acesso em: 13/09/ 2020.

FRANQUET, L. H.; TORQUATO, S. G.. O uso das metodologias ativas nas aulas de espanhol no nível fundamental: uma revisão integrativa. 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

FERREIRA, C. C.; NOGUEIRA, S. R.. Superação das dificuldades em espanhol língua estrangeira mediada pelas múltiplas inteligências e estratégias de aprendizagem. 2011. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2011/espanhol_artigos/art_ferreira.pdf>Acesso em: 11/10/2020.

HAUSCHILD, C. B.. Qual a função da escola? 2011. Disponível em: <https://www.portal educacao.com.br/pedagogia/artigos/10318/qual-a-funcao-da-escola>. Acesso em: 13/09/2020.

LOPES, R. C. S.. A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf>. Acesso em: 11/10/2020.

MENDES, M. NUNES, M. A. C.. inglês ou espanhol? Quais os fatores que os alunos privilegiam na escolha de uma língua para o Enem? 2019. Disponível em: <http://www2.reitoria.uri.br/~ vivencias/Numero_028/artigos/pdf/Artigo_11.pdf>. Acesso em: 11/10/2020.

PEREIRA, L. C. A importância de aprender uma segunda língua. 2016. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ educacao/a-importancia-de-aprender-uma-segunda-lingua/. Acesso em 29/11/2020.

PEDROSO, C.. A importância da língua estrangeira. 2010. Disponível em:

res.com.br/artigos/a-importancia-da-lingua-estrangeira>. Acesso em 29/11/2020.

SANTOS, M. P.. As Disciplinas de Língua Estrangeira Moderna no Currículo Escolar da Educação Básica na Atualidade: algumas reflexões. 2012. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

SANTOS, C. E. T.; BATISTA, L.. O. Interpretando as dificuldades e as facilidades de alunos de língua espanhola no curso de letras/espanhol com idade igual ou superior a 40. 2013. Disponível em: Acesso em: 09/10/2020.

SOUZA, T. Q.; OLIVEIRA, D. S.. A inclusão da língua espanhola na educação brasileira. 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ arquivos/File/2010/artigosteses/Lingua Espanhola/artigos/tassi_art.pdf. Acesso em: 18/10/2020.

SILVA, M. G.. A importância do ensino aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem acerca da Lei nº 11.161 de 05 de agosto de 2005 e sua repercussão no ambiente escolar. 2012. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1997/1/PDF%20-%20M%C3 %ADriam%20Guedes%20da%20Sil va.p>. Acesso em: 11/10/2020.

SOUZA, K. R.. Formação continuada de professores de língua espanhola: uma análise de um curso de atualização. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/jspui/bitstream/1/13443/2/DIS SERTA%C3%87%C3%83O_Forma%C3%A7%C3%A3o%20continuada%20de%20professores%20de%20l%C3%ADngua%20espanhola%3A%20uma%20an%C3%A1lise%20de%20um%20curso%20de%20atualiza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 11/10/ 2020.

VIEGAS, A.. Engajamento dos alunos. 2018. Disponível em: <https://www.somospar. com.br/ professor-e-aluno/>. Acesso em: 09/10/ 2020.

Publicado

2021-04-19

Cómo citar

Almeida, M. da S., & Silva, A. C. P. da. (2021). DIFICULTADES Y PERSPECTIVAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL EN EL CONTEXTO DEL PROFESOR DE LA ESCUELA JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ. Open Minds International Journal, 2(1), 101–115. https://doi.org/10.47180/omij.v2i1.98