DIFFICULTIES AND PERSPECTIVES OF SPANISH LANGUAGE TEACHING WITHIN THE CONTEXT OF THE SCHOOL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ

Authors

  • Marconi da Silva Almeida IFPB
  • Ana Caroline Pereira da Silva IFPB

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v2i1.98

Keywords:

Teaching Spanish; Difficulties; Perspectives.

Abstract

This work arose out of a curiosity that we had in knowing what are the difficulties and perspectives of the teaching of Spanish language within the context of the school professor José Gonçalves de Queiroz in the city of Sumé. It is a case study that aimed to investigate, through the application of two questionnaires with objective and subjective questions, what difficulties and perspectives these teachers and students experience in their Spanish classes. To analyze the data and reflect, we used the studies of some authors, such as Cruz (2010), France (2017), Hauschild (2011), Santos (2013) Viegas (2018), among others who reflected on the theme presented. The work proposes to contribute in order to reflect on how the teaching of Spanish is going in front of the teacher and the students, in the context of High School and the public school.

Keywords: Teaching Spanish; Difficulties; Perspectives.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Ofício do MEC reafirma proibição para contratação de docentes e técnicos nas IFE. Brasília: Fevereiro, 2020. Disponível em: <https://www.andes. org.br/conteudos/noticia /portaria-do-mEC-reafirma-proibicao-para-contrtacao-de-docentes-e-tecnicos-nas-iFE1>. Acesso em: 29/ 11/2020.

______. Portaria da Capes corta bolsas de diversos programas de pós-graduação. Brasília: Março, 2020. Disponível em: <https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/portaria-da-capes-corta-bols as-de-diversos-programas-de-pos-graduacao1>. Acesso em: 29/11/2020.

CRUZ, N. S.. Ensino de Língua Espanhola no Ensino Médio. 2010. Disponível em: <https://www.webartigos.com /artigos/ensino-de-lingua-espanhola-no-ensino-medio/31146>. Acesso em: 29/09/2020.

CABO, I. L. P.. Metodologia do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Recursos e Actividades Didácticas. 2010. Disponível em: <https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/18 00/1/Metodologia%20do%20Ensino%20do%20Espanhol%20como%20L%C3%ADngua%20Estrangeira%20-%20%20Recursos%20e%20Actividades%20Did%C3%A1cticas%20-%20%20Isabel%20Cabo.pdf> Acesso em: 18/10/2020.

DOUNIS, B. C.. A interação entre professores e alunos: suas relações com os saberes pedagógicos, os aspectos culturais e a influência sobre a aprendizagem. 2014. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

FRANÇA, S. S.. Desafios da Prática do Professor de Língua Espanhola no Brasil. 2017. Disponível em: . Acesso em: 13/09/ 2020.

FRANQUET, L. H.; TORQUATO, S. G.. O uso das metodologias ativas nas aulas de espanhol no nível fundamental: uma revisão integrativa. 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

FERREIRA, C. C.; NOGUEIRA, S. R.. Superação das dificuldades em espanhol língua estrangeira mediada pelas múltiplas inteligências e estratégias de aprendizagem. 2011. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2011/espanhol_artigos/art_ferreira.pdf>Acesso em: 11/10/2020.

HAUSCHILD, C. B.. Qual a função da escola? 2011. Disponível em: <https://www.portal educacao.com.br/pedagogia/artigos/10318/qual-a-funcao-da-escola>. Acesso em: 13/09/2020.

LOPES, R. C. S.. A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf>. Acesso em: 11/10/2020.

MENDES, M. NUNES, M. A. C.. inglês ou espanhol? Quais os fatores que os alunos privilegiam na escolha de uma língua para o Enem? 2019. Disponível em: <http://www2.reitoria.uri.br/~ vivencias/Numero_028/artigos/pdf/Artigo_11.pdf>. Acesso em: 11/10/2020.

PEREIRA, L. C. A importância de aprender uma segunda língua. 2016. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ educacao/a-importancia-de-aprender-uma-segunda-lingua/. Acesso em 29/11/2020.

PEDROSO, C.. A importância da língua estrangeira. 2010. Disponível em:

res.com.br/artigos/a-importancia-da-lingua-estrangeira>. Acesso em 29/11/2020.

SANTOS, M. P.. As Disciplinas de Língua Estrangeira Moderna no Currículo Escolar da Educação Básica na Atualidade: algumas reflexões. 2012. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

SANTOS, C. E. T.; BATISTA, L.. O. Interpretando as dificuldades e as facilidades de alunos de língua espanhola no curso de letras/espanhol com idade igual ou superior a 40. 2013. Disponível em: Acesso em: 09/10/2020.

SOUZA, T. Q.; OLIVEIRA, D. S.. A inclusão da língua espanhola na educação brasileira. 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ arquivos/File/2010/artigosteses/Lingua Espanhola/artigos/tassi_art.pdf. Acesso em: 18/10/2020.

SILVA, M. G.. A importância do ensino aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem acerca da Lei nº 11.161 de 05 de agosto de 2005 e sua repercussão no ambiente escolar. 2012. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1997/1/PDF%20-%20M%C3 %ADriam%20Guedes%20da%20Sil va.p>. Acesso em: 11/10/2020.

SOUZA, K. R.. Formação continuada de professores de língua espanhola: uma análise de um curso de atualização. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/jspui/bitstream/1/13443/2/DIS SERTA%C3%87%C3%83O_Forma%C3%A7%C3%A3o%20continuada%20de%20professores%20de%20l%C3%ADngua%20espanhola%3A%20uma%20an%C3%A1lise%20de%20um%20curso%20de%20atualiza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 11/10/ 2020.

VIEGAS, A.. Engajamento dos alunos. 2018. Disponível em: <https://www.somospar. com.br/ professor-e-aluno/>. Acesso em: 09/10/ 2020.

Published

2021-04-19

How to Cite

Almeida, M. da S., & Silva, A. C. P. da. (2021). DIFFICULTIES AND PERSPECTIVES OF SPANISH LANGUAGE TEACHING WITHIN THE CONTEXT OF THE SCHOOL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ. Open Minds International Journal, 2(1), 101–115. https://doi.org/10.47180/omij.v2i1.98