MULTILETRAMENTOS E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO PARA O CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Reinildes Dias UFMG
  • Daniela Gomes de Araújo Nóbrega UEPB

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.157

Palavras-chave:

Multiletramentos, MCiclo dos processos de conhecimento, Livros didáticos de inglês brasileiros

Resumo

Este trabalho investiga se a teoria dos múltiplos letramentos e o ciclo dos processos de conhecimento apoiam o design pedagógico do livro didático de inglês, XX. Conduzimos uma análise documental para interpretar os dados de uma de suas unidades. Os resultados mostraram que o ciclo de processos do conhecimento fundamenta o desenvolvimento das atividades de aprendizagem de forma adequada. Percebemos, no entanto, que a escolha do gênero para a seção de escrita é inadequada, pois deveria ter sido o mesmo gênero que havia sido lido e estudado na unidade e não um flyer cujas características genéricas eram desconhecidas pelos alunos naquele ponto. No que diz respeito à abordagem da multimodalidade, o layout orquestra os recursos multimodais de forma eficaz. O design pedagógico também se concentra nos conjuntos multimodais de significados, mas carece de ênfase em uma metalinguagem que possa ajudar os alunos a entender como e por que são criados. A diversidade, um dos aspectos da teoria dos multiletramentos, é cuidadosamente tecida ao longo das atividades de aprendizagem da unidade. Concentra-se, no entanto, na compreensão e no compromisso dos alunos com as múltiplas diferenças sociais e culturais da época atual.

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

Dias, R., & Nóbrega, D. G. de A. (2022). MULTILETRAMENTOS E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. Open Minds International Journal, 3(1), 80–94. https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.157