A INDISCIPLINA ESCOLAR: um estudo de caso no interior de Pernambuco

Autores

  • Maria Aparecida Cabral Costa dos Santos Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Helen Halinne Rodrigues de Lucena Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.70

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Alunos, Professores, Escola

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como a indisciplina no contexto escolar contribui na desconstrução do processo de ensino e aprendizagem dos educandos do 7º ao 9º ano da cidade de Vertente do Lério-PE. Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quali-quantitativa, com questionários aplicados a 15 estudantes e 11 professores, desenvolvida entre os meses de maio e junho de 2019. Constatou-se sobre o perfil dos professores pesquisados que a maioria é do gênero feminino, na faixa etária de 34 a 53 anos, casados e com filhos. Todos são licenciados na área que atuam e possuem pós-graduação, atuam a mais de 10 anos no ensino e não possuem outra atividade remunerada, com carga horária total de atividades de 30h/semanais. Sobre como lidam com a indisciplina, os professores afirmam que fazem uso de dinâmicas, diálogos, uso de jogos e atividades diversas na tentativa de amenizar a indisciplina escolar. Afirmam ainda que as situações de indisciplina que ocorrem em sala atrapalham o desempenho escolar e entendem que ela está vinculada a fatores internos, tais como: a infraestrutura, a administração, a relação professor-aluno, ao processo de ensino e aos fatores externos, como os problemas socioeconômicos, a baixa qualidade de vida e os conflitos de ordem familiar.

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

SANTOS, M. A. C. C. dos, & LUCENA, H. H. R. de. (2020). A INDISCIPLINA ESCOLAR: um estudo de caso no interior de Pernambuco. Open Minds International Journal, 1(3), 20–41. https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.70

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo