#ACADEMICSKY

A BLUESKY CONECTANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Centro Universitário Estácio de São Luís
  • Alexandre André Santos Pereira Faculdade Edufor São Luís

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.310

Palavras-chave:

BlueSky; AcademicSky; Divulgação Científica.

Resumo

Este artigo investiga a utilização da mídia social BlueSky pela comunidade acadêmica, com ênfase na análise da #AcademicSky, uma comunidade virtual dedicada ao incentivo à pesquisa e à disseminação de conteúdo acadêmico. O estudo busca compreender como a plataforma BlueSky, suas características e funcionalidades, têm sido apropriadas por pesquisadores e acadêmicos para promover discussões científicas e compartilhar conhecimentos. A pesquisa adota uma abordagem descritiva e exploratória, utilizando a Netnografia como método principal, complementada por uma revisão bibliográfica para contextualizar o uso de mídias sociais na comunicação científica. A Netnografia permitiu a observação das interações e dinâmicas sociais da comunidade #AcademicSky, oferecendo insights sobre sua relevância na construção de redes de colaboração e no aumento da visibilidade de pesquisas acadêmicas. Os resultados indicam que a BlueSky, através da #AcademySky, contribui significativamente para o fomento de novas formas de interação entre pesquisadores, facilitando o acesso a informações e promovendo o intercâmbio de ideias e experiências acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Centro Universitário Estácio de São Luís

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Professor do Centro Universitário Estácio de São Luís. Atuou como Assessor de Comunicação e Imprensa de instituições públicas e privadas no estado do Maranhão: Comunique Assessoria de Comunicação, Instituto Florence de Ensino Superior, Caema, Sedel e Secid. Membro da Comissão de Pareceristas da Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social, editada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. Membro do corpo editorial das Edições Literattus, Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Revista Open Minds International Journal, Revista Encantar: Educação, Cultura e Sociedade e Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertextualidade, Redes e Mídias Digitais na Aprendizagem, E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Alexandre André Santos Pereira, Faculdade Edufor São Luís

MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Mídias Digitais pela Faculdade Edufor São Luís. Graduado em Jornalismo pela Faculdade Estácio São Luís. Designer Gráfico na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís. Membro do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de comunicação, educação e tecnologia, pesquisando principalmente sobre Webjornalismo, Tecnologias Digitais na Educação, Netnografia, Redes e Mídias Sociais Digitais. E-mail: comunicacao.alexandre@outlook.com 

Referências

ALMEIDA, R. B. F. Proposição de estratégias de marketing digital para pesquisadores utilizarem as redes sociais como forma de divulgação cientifica. 138 f. Dissertação (Mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal do Alagoas. Instituto de Química e Biotecnologia. Maceió, 2019.

BARBOSA, C.; SOUSA, J. P. Comunicação da ciência e redes sociais: um olhar sobre o uso do Facebook na divulgação científica. Revista do CECS: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Braga, p. 279-289, 2017. Disponível em: <http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/ view/2826/2733>. Acesso em: 11 out. 2024

BLUESKY. Bem-vindos ao BluesSky. 2024. Disponível em: <https://bsky.social/about/blog/09-04-2024-bem-vindos>. Acesso em 15 out. 2024.

BLUESKY. BlueSky anuncia que já tem mais de 9 milhões de usuários. 2024. Disponível em: <https://bsky.app/profile/bsky.app/post/3l3jexe5pcy2m>. Acesso em 20 out. 2024.

BLUESKY. BlueSky informa que 85% do público que chegou à plataforma é brasileiro. 2024. Disponível em: <https://bsky.app/profile/bsky.app/post/3l3dtuznw7p22>. >. Acesso em 30 out. 2024.

BLUESKY. Crie um pacote inicial. 2024. Disponível em: https://bsky.social/about/blog/08-29-2024-pacotes-iniciais . Acesso em: 18 out. 2024

BUENO, W. C. A divulgação científica no universo digital: o protagonismo dos portais, blogs e mídias sociais. In: PORTO, C., OLIVEIRA, K. E.; ROSA F., eds. Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. Ilhéus: Editus, 2018, pp. 55-67. Disponível em: <https://books.scielo.org/id/fc27h/pdf/porto-9788574555249-06.pdf>. Acesso em 12 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.7476/9788574555249.0005

CANALTECH. Como conseguir um convite da BlueSky. 2023. Disponível em: <https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-conseguir-um-convite-da-bluesky/>. Acesso em 17 out. 2024.

CANALTECH. O que é o AT Protocol?. 2023. Disponível em: <https://canaltech.com.br/redes-sociais/o-que-e-o-at-protocol/>. Acesso em 26 out. 2024.

CNN BRASIL. Rede social “Blue Sky’ libera acesso sem convite, veja como criar uma conta. 2024. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/rede-social-bluesky-libera-acesso-sem-convite-veja-como-criar-conta/>. Acesso em 22 out. 2024.

CAREGNATO, S. E. Google Acadêmico como Ferramenta para os Estudos de Citações: Avaliação da Precisão das Buscas por Autor. Ponto de Acesso (UFBA) , v. 5, p. 72-86, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5682/4106>. Acesso em 10 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v5i3.5682

DIAS, C. S; DIAS, R. G; ANNA, J. S. Potencialidade das Redes Sociais e dos Recursos Imagéticos para a divulgação científica em periódicos da área de Ciência da Informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande v. 34, n. 01, p. 109-126, jan./jun. 2020 DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11241

FLORES, N. M. Blogs de ciência: práticas de cuidado de si do cientista contemporâneo. Animus: Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 12, n. 23, p. 86-99, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/6724>. Acesso em 10 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/217549776724

IGN. BlueSky: como entrar, quem é o dono e tudo sobre a rede social considerada “o novo Twitter”. 2024. Disponível em: <https://br.ign.com/bluesky/129164/feature/bluesky-como-entrar-quem-e-o-dono-e-tudo-sobre-a-rede-social-considerada-o-novo-twitter#:~:text=Como%20funcionam%20os%20feeds%20d o,faz%20um%20feed%20para%20isso>. Acesso em 25 out. 2024.

LÉVY, P. Cibercultura? Tradução de Carlos Irineu de Sousa. - São Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.

MARIA, V. A; PORTO, C. M. Redes sociais e a divulgação científica na perspectiva dos alunos de graduação em Direito. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-26, 2024 e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo – PUC-SP DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61192

MONTEIRO, J. C. S.. A plataforma Skoob e os novos métodos de incentivo à leitura. Asas da Palavra (UNAMA), v. 17, p. 61-69, 2020. Disponível em: <https://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/2109/0>.Acesso em 12 out. 2024.

MONTEIRO, J. C. S. Threads: uma mídia social emergente na educação?. Revista Educação em Páginas , Vitória da Conquista, v. 02, e13396, 2023. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13396>. Acesso em 22 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13396

PEREIRA, A. A. S; MONTEIRO, J. C. S. A Netnografia como método de estudo do comportamento em ambientes digitais. p. 173-181. In: Anais do III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult; Organizadores: Ana Caroline Amorim Conceição, Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Larissa Lacerda Menendez, Luciano da Silva Façanha e Zilmara de Jesus Viana de Carvalho. – São Luís: EDUFMA, 2020. 2270 p.

PEREIRA, A. A. S; COELHO, F. M. T. S; MONTEIRO, J. C. S. O Twitter no webjornalismo: os impactos da cibercultura e da mobilidade digital na narrativa jornalística. 2019. 15f. In: Intercom –Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, São Luís.

SOUZA, J. B.; DALE, C. S. Divulgação científica nas mídias sociais - desafios e oportunidades. Brazilian Journal Of Pain, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/brjp/a/T3cBsXMkgstsc66sJVP74Mx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 12 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5935/2595-0118.20240035-pt

TECNOBLOG. O que é Bluesky? Veja como funciona a rede social do criador do Twitter. 2024. Disponível em: <https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-bluesky-veja-como-funciona-a-rede-do-criador-do-twitter/#:~:text=O%20Bluesky%20é%20uma%20rede%20social%20independente%20com%20a%20 proposta,300%20caracteres%2C%20além%20de%20fotos>. Acesso em 15 out. 2024.

TECHTUDO. Bluesky: 5 coisas que você precisa saber sobre o rival do X (Twitter). 2024. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2024/09/bluesky-5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-rival-do-x-twitter-edapps.ghtml>. Acesso em 22 out. 2024.

UNIFESP. Redes sociais acadêmicas. 2020. Disponível em: <https://www.unifesp.br/campus/gua/plataformas-e-identificadores-academicos/redes-sociais-academicas >. Acesso em: 12 out. 2024.

SANTOS, V. L.C, SANTOS, J. E. As Rede Sociais Digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. HOLOS, vol. 6, 2014, pp. 307-328 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1936

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Monteiro, J. C. da S., & Pereira, A. A. S. . (2024). #ACADEMICSKY: A BLUESKY CONECTANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA. Open Minds International Journal, 5(3), 16–28. https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.310