SOBRE OS MODOS DE SER HOMEM E SER MULHER A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ESCOLARES

Autores

  • Francisco André Silva Martins Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Gabriela Cristina Ribeiro de Deus Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Laura Maria Tinum Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Marcela de Souza Bonfim Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.237

Palavras-chave:

Relações de Gênero., Realidade Escolar., Oficinas Educativas.

Resumo

Este artigo sintetiza elementos de uma pesquisa qualitativa com o foco nas questões de gênero e nos modos de ser homem e mulher a partir de experiências vividas por estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Metodologicamente optou-se pelo uso da Pesquisa-Ação por meio da aplicação de uma oficina formativa efetivada junto aos estudantes. Em linhas gerais, as análises giraram em torno das reproduções e dos conflitos estabelecidos mediante o debate aprofundado das questões de gênero e a e sua relação com a instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACELAR, A. S et al. A influência das socializações no processo decisório de mulheres empreendedoras. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 17, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/download/ 2221/2699/7191. Acesso em: 18 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v17i3.2221

BEAUVOIR, S. Segundo sexo: fatos e mitos. 4. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

ELIA, M.F., SAMPAIO, F.F. Plataforma Interativa para Internet: Uma proposta de Pesquisa Ação a Distância para professores. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 102-109, 2001.

FEDERICI, S. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

GUEDES, M. E. F. Gênero, o que é isso? Psicologia: Ciência e Profissão, v. 15, n. 1-3, p. 5-11, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/np6zGkghWLVbmLtdj3McywJ/#. Acesso em: 6 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98931995000100002

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MIKLOS, J; LORANDI, J, C; PEROTE, N. A. “Menino veste azul e menina veste rosa”: Imaginário da Masculinidade Tóxica na Performance Discursiva da Ministra Damares nos Vídeos do YouTube. Encontro Virtual da ABCiber, p. 1-17, 2020.

MORENO, M. Como se ensina a ser menina. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

SACCHET, T. Capital social, gênero e representação política no Brasil. Opinião Pública, v. 15, n. 2, p. 306–332, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762009000200002

SANTOS, M. R. Azul para meninos e rosa para meninas? O design como uma tecnologia de gênero. Anais do III Seminário Internacional de Investigação em Artes e Cultura Visual, p. 1-16, 2022.

SANTOS, W. T. M. Modelos de masculinidade na percepção de jovens de baixa renda. Barbarói, 2007, p. 130-157.

SILVA, P. A. S. et al. A importância das oficinas pedagógicas na construção do conhecimento cartográfico: novas proposições metodológicas para o ensino de geografia. Grupo de Estudos e Pesquisas, Educação e Contemporaneidade, São Cristóvão, SE, 2012. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/56655042/a-importanciadasoficinas-pedagogicas-na. Acesso em: 10/06/2023.

THIOLLENT, M. J. M. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

THIOLLENT, M. J. M.; COLETTE, M. M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 36, n. 2, p. 207-216, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23626. Acesso em: 21 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23626

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Martins, F. A. S., Deus, G. C. R. de, Tinum, L. M., & Bonfim, M. de S. (2023). SOBRE OS MODOS DE SER HOMEM E SER MULHER A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ESCOLARES. Open Minds International Journal, 4(2), 189–205. https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.237

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.