ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA:

DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Luciane Pereira de Lima Universidade Estadual da Paraíba
  • Rickison Cristiano de Araújo Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.200

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia., COVID-19, Formação de professores de espanhol.

Resumo

Diante do cenário pandêmico da COVID-19, o processo de ensino-aprendizagem passou por (re)adaptações, e os estágios supervisionados que anteriormente eram realizados na modalidade presencial foram substituídos por aulas remotas, mediadas com o apoio das TDICs. Neste contexto, os professores em formação inicial do curso de Letras – Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba, realizaram seus estágios através do Ensino Remoto de Emergência (ERE), utilizando as mais variadas ferramentas digitais, incluindo plataformas educacionais e redes sociais utilizadas na vida cotidiana. Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo refletir sobre a experiência dos professores de espanhol em formação inicial ao longo dos estágios supervisionados remotos durante a pandemia, evidenciamos as contribuições para sua formação e as dificuldades experimentadas durante este período.   Assim, verificamos que os estágios supervisionados durante a pandemia, permitiram aos futuros professores conhecer um novo contexto de prática docente, refletindo sobre as dificuldades pedagógicas e tecnológicas vividas por eles durante o ERE. Desse modo, se destacou a necessidade de estar sempre buscando uma formação para seu uso de forma reflexiva e crítica.

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UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Letras Espanhol. Campina Grande: EDUEPB, 2016.

Publicado

2023-04-23

Como Citar

Lima, L. P. de, Silva, R. C. de A., & Souza, F. M. de. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: : DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Open Minds International Journal, 4(1), 91–107. https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.200