O WHATSAPP COMO POSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v3i3.182Palavras-chave:
Línguas Estrangeiras., Inglês., Espanhol., Letramento digital., WhatsApp., Multimodalidade.Resumo
Este artigo apresenta reflexões teóricas quanto ao uso do aplicativo WhatsApp no ensino de línguas visando a potencialização do desenvolvimento dos letramentos dos alunos. A teoria usada alicerça-se nos princípios básicos da Pedagogia da Parceria (Partnering Pedagogy) (PRENSKY, 2010), uma proposta que privilegia a parceria entre professor e alunos no processo de ensinar e aprender línguas. Nos amparamos nas noções de gêneros textuais (BAZERMAN, 2006) e nos conceitos do letramento digital (SANTAELLA, 2013; RIBEIRO, 2016; 2018). Este artigo, portanto, faz uso do aplicativo WhatsApp, como mediador possível para o design e a implementação de atividades com vistas a promover os letramentos múltiplos necessários para a vida na sociedade contemporânea em rede.
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