PRÁTICAS ESCOLARES, ENSINO, APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA: UM OLHAR COM OS ESTUDOS DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Ivo Di Camargo Jr PPGE-UFSCAR
  • Almir de Paula e Silva Rede Estadual do Estado de São Paulo e da Rede Municipal de Ensino Ribeirão Preto (SP)
  • Márcio Luís de Souza Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto (SP)

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.155

Palavras-chave:

Violência Simbólica; Espaço Escolar; Pedagogia; Habitus; Campo.

Resumo

Este trabalho visa, por meio da pesquisa em estado da arte, promover reflexão sobre os conceitos de ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas e espaço escolar em relação dialógica com os estudos de Pierre Bourdieu. Para isso, o trabalho incidirá sobre o sistema educacional, que se apresenta desigual para as diferentes classes sociais da população. Em especial, incidirá sobre a violência simbólica sofrida pelos alunos das classes menos favorecidas. Os resultados deste trabalho apontam que a pedagogia praticada pela escola e pela universidade não são inclusivas e sim promotoras de uma exclusão ensejada e patrocinada pelas camadas dominantes da população, em acordo com os escritos de Bourdieu (1989, 1992, 1994, 1996, 1998, 2004, 2013). 

 

Palavras-chave: Violência Simbólica; Espaço Escolar; Pedagogia; Habitus; Campo

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

DI CAMARGO JUNIOR, I., de Paula e Silva, A., & Luís de Souza, M. . (2022). PRÁTICAS ESCOLARES, ENSINO, APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA: UM OLHAR COM OS ESTUDOS DE PIERRE BOURDIEU. Open Minds International Journal, 3(1), 55–67. https://doi.org/10.47180/omij.v3i1.155