O EVENTO “ENSINO REMOTO”: percepções valorativas de docentes do CERES
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v2i3.150Palavras-chave:
Docentes do CERES, Percepções;, Ensino Remoto, UFRNResumo
A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) fez com que instituições de ensino adotassem novas conexões e outras posturas quanto ao ensino-aprendizagem, configurando-se em uma mudança temporária para um modo de ensino alternativo. No caso específico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na busca por meios/estratégias para tentar sanar prejuízos no que compreende o ensino e a aprendizagem, foi adotado o Ensino Remoto, com aulas síncronas e assíncronas. Diante disso, analisamos as vantagens, desvantagens e as valorações dos docentes do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN) acerca do ensino remoto. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, tendo em vista a compreensão e a explicação dos dados em seu contexto macro e microssocial. Como instrumento de produção de dados, utilizamos questionários on-line com questões abertas e fechadas, tendo em vista atingir um número representativo de docentes colaboradores. Os resultados mostram várias vantagens e desvantagens, além de valorações diferentes acerca do Ensino Remoto. As vantagens constatadas levam em conta a realidade vivida pelo docente, ou seja, são pontos de vista que consideram suas condições de vida. Já as desvantagens, ao contrário das vantagens, são percebidas não do ponto de vista do docente, mas do lugar do discente, pois, ao que parece, os docentes levam em conta a realidade experienciada pelos discentes. Além disso, os docentes, ao avaliarem o Ensino Remoto, levam em conta uma realidade mais geral, que envolve aspectos socioeconômicos, institucionais, interacionais e de aprendizagem.
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