BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BNCC: uma revisão integrativa

Autores

  • Maria Luiza Alves da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Tatiana Cristina Vasconcelos Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Maria do Socorro Moura Montenegro Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Joselito Santos FIP Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i1.295

Palavras-chave:

Brincar. BNCC. Educação Infantil.

Resumo

O ato de brincar, permite a criança diferentes aprendizagens, deixando-a apropriar-se do conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas a esfera da linguagem, da cognição, dos valores e da vida em sociedade. O presente artigo tem como objetivo analisar o brincar na Educação Infantil no contexto da BNCC, em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa e documental, tendo como referência o documento da Base Nacional Curricular para a Educação Infantil. Primeiramente, apresenta-se um breve estudo teórico sobre a concepção de criança e infância no aspecto histórico, as características das instituições pensadas para crianças de zero a cinco anos de idade, a educação infantil na legislação brasileira e a importância do brincar como um direito de aprendizagem e desenvolvimento na infância. Portanto, conclui-se que o brincar na infância é parte imprescindível da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. 

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Publicado

2024-05-12

Como Citar

Alves da Silva, M. L., Vasconcelos, T. C., Montenegro, M. do S. M., & Santos, J. (2024). BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BNCC: uma revisão integrativa. Open Minds International Journal, 5(1), 133–146. https://doi.org/10.47180/omij.v5i1.295