A Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa e a Questão Étnico-Racial:uma proposta de letramento racial crítico para uma prática de ensino antirracista
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i1.294Palavras-chave:
Lei 10.639/03; Letramento Racial Crítico, Formação Docente Inicial; Língua InglesaResumo
Pesquisas desvelam que os cursos de graduação, especificamente as licenciaturas, carecem de oferta de componentes, obrigatórios e/ou eletivos, que atendam às demandas da Lei 10.639/03. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ação didático-metodológica como sugestão para preencher a lacuna sobre estudos epistemológicos no entorno das questões étnico-raciais exigidas por essa lei. Este trabalho, ancorado na Linguística Aplicada Crítica por abordar questões sociais, especificamente no entorno do racismo, é uma revisão de literatura seguida de uma proposta de ação pedagógica. Para a discussão teórica, nos ancoramos em Gomes (2002), Ferreira (2014) e Moraes (2022), entre outros. Como resultado final, a proposta versa sobre a oferta de um projeto de extensão que, objetivando uma reeducação racial, visa possibilitar: discussões acerca dos documentos oficiais e da teoria sobre letramento racial crítico; produção de sequência didática e divulgação de narrativas (storytellings) em um podcast.
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