A Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa e a Questão Étnico-Racial:uma proposta de letramento racial crítico para uma prática de ensino antirracista

Autores

  • Telma Sueli Farias Ferreira Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-4626-3303
  • Natalia Farias de Barros Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i1.294

Palavras-chave:

Lei 10.639/03; Letramento Racial Crítico, Formação Docente Inicial; Língua Inglesa

Resumo

Pesquisas desvelam que os cursos de graduação, especificamente as licenciaturas, carecem de oferta de componentes, obrigatórios e/ou eletivos, que atendam às demandas da Lei 10.639/03. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ação didático-metodológica como sugestão para preencher a lacuna sobre estudos epistemológicos no entorno das questões étnico-raciais exigidas por essa lei. Este trabalho, ancorado na Linguística Aplicada Crítica por abordar questões sociais, especificamente no entorno do racismo, é uma revisão de literatura seguida de uma proposta de ação pedagógica. Para a discussão teórica, nos ancoramos em Gomes (2002), Ferreira (2014) e Moraes (2022), entre outros. Como resultado final, a proposta versa sobre a oferta de um projeto de extensão que, objetivando uma reeducação racial, visa possibilitar: discussões acerca dos documentos oficiais e da teoria sobre letramento racial crítico; produção de sequência didática e divulgação de narrativas (storytellings) em um podcast.

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Biografia do Autor

Natalia Farias de Barros, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestra em Geografia pela UFPB e licenciada em Geografia pela UEPB. Faz parte do Grupo de Pesquisa LaGente e pesquisa sobre História da Disciplina Escolar, Livros Didáticos de Geografia do final do século XIX ao século XX, Representações Étnico-Raciais e Teorias Racialistas. 

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Publicado

2024-05-12

Como Citar

Ferreira, T. S. F., & Barros, N. F. de . (2024). A Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa e a Questão Étnico-Racial:uma proposta de letramento racial crítico para uma prática de ensino antirracista. Open Minds International Journal, 5(1), 121–132. https://doi.org/10.47180/omij.v5i1.294