LA IMPORTANCIA DE LOS GÉNEROS DISCURSIVOS EN LA PRAXIS DEL PROFESOR DE LENGUA PORTUGUESA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA

Autores/as

  • Francisco Lucas Ferreira Barbosa Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Everton William de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba UFPB-PPLE-MPLE
  • Déborah Letícia Ferreira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande – PPGLE-UFCG

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.307

Palabras clave:

Lectura. Escritura. Género discursivo. Enseñanza.

Resumen

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância dos gêneros discursivos na práxis dos professores de Língua Portuguesa na Educação Básica. As análises presentes neste trabalho estão fundamentadas nos estudos sobre leitura apresentados por Paulo Freire na obra A Importância do Ato de Ler (1989), na escrita postulada por Irandé Antunes na obra Lutando com as Palavras (2005) e nos gêneros discursivos teorizados por Mikhail Bakhtin na obra Os Gêneros Discursivos (2016). A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica dos textos acima apresentados. Como resultado dessas discussões, surgem possibilidades e/ou estratégias para trabalhar gêneros discursivos com alunos da Educação Básica

 

 

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Publicado

2024-12-28

Cómo citar

Barbosa, F. L. F., Silva, E. W. de L., & Sousa, D. L. F. de. (2024). LA IMPORTANCIA DE LOS GÉNEROS DISCURSIVOS EN LA PRAXIS DEL PROFESOR DE LENGUA PORTUGUESA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA. Open Minds International Journal, 5(3), 4–15. https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.307