THE IMPORTANCE OF DISCURSIVE GENRES IN THE PRAXIS OF THE PORTUGUESE LANGUAGE TEACHER IN BASIC EDUCATION

Authors

  • Francisco Lucas Ferreira Barbosa Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Everton William de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba UFPB-PPLE-MPLE
  • Déborah Letícia Ferreira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande – PPGLE-UFCG

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.307

Keywords:

Reading. Writing. Discursive Genre. Teaching.

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância dos gêneros discursivos na práxis do professor de Língua Portuguesa na Educação Básica. As análises presentes neste trabalho estão fundamentadas nos estudos sobre leitura apresentados por Paulo Freire na obra A importância do ato de ler (1989), sobre a escrita postulada por Irandé Antunes na obra Lutando com as palavras (2005) e sobre os gêneros do discurso teorizados por Mikhail Bakhtin na obra Os gêneros do discurso (2016). A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica dos textos acima divulgados. Como resultado dessas discussões, surgem possibilidades e/ou estratégias para trabalhar com gêneros discursivos com alunos da Educação Básica.

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Published

2024-12-28

How to Cite

Barbosa, F. L. F., Silva, E. W. de L., & Sousa, D. L. F. de. (2024). THE IMPORTANCE OF DISCURSIVE GENRES IN THE PRAXIS OF THE PORTUGUESE LANGUAGE TEACHER IN BASIC EDUCATION. Open Minds International Journal, 5(3), 4–15. https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.307