LA PEDAGOGÍA A LAS PRÁCTICAS SOCIALES: breve reflexión sobre la teoría de los multiletramientos

Autores/as

  • Paulo Alexandre Filho Unesp-Marília
  • Claudineia Peres Bertaglia Unesp
  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Unesp de Marília

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v3i2.160

Palabras clave:

multiletramientos; enseñanza-aprendizaje; ethos; empoderamiento.

Resumen

Este ensayo tiene como objetivo reflexionar sobre la Pedagogía de los Multiletramientos desde sus aportes al proceso de formación y empoderamiento de los estudiantes de educación primaria. El vertiginoso aumento de los lenguajes, géneros y soportes multimedia impactan sistemáticamente las relaciones sociales y formas de entender la realidad, promoviendo la ascensión de un ethos fluido, disruptivo y digital. Así, es necesario traer al campo de discusión aspectos vinculados al proceso de enseñanza y el aprendizaje, así como al rol social de las instituciones educativas. Para este trabajo, optamos por una metodología cualitativa de carácter bibliográfico y como fundamento teórico, nos apoyamos en Kalantzis et al. (2020), Ribeiro (2021) y Rojo (2018).

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Biografía del autor/a

Claudineia Peres Bertaglia, Unesp

Mestra em Letras pelo programa de mestrado profissional (ProfLetras) - UNESP, câmpus de Assis (2020). Graduada em Letras pela Associação de Ensino Superior de Osvaldo Cruz - FEOCRUZ (2004). Especialista em Língua Portuguesa pelo programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR) pela instituição de ensino UNICAMP (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2013). Professora de Educação Básica II (titular de cargo) de Língua Portuguesa e atualmente ocupa a função de Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP), para o componente curricular de Língua Portuguesa na Diretoria de Ensino da Região de Adamantina, Estado de São Paulo, trabalhando com formação de professores e professores coordenadores (PCs). Atua diretamente junto ao Programa Sala de Leitura da rede estadual em nível de diretoria de ensino. Suas ações formativas focalizam as práticas sociais de linguagem voltadas para o letramento e os multiletramentos na contemporaneidade, passando pelas metodologias ativas, aprendizagem colaborativa a partir da concepção dialógica e sociointeracionista do processo de busca pelo conhecimento. É membro participante do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" da Unesp - Presidente Prudente, liderado pelas professoras Ana Luzia Videira Parisotto e Renata Portela Rinaldi.

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Unesp de Marília

Livre Docente em Língua Inglesa pela UNESP. Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP/ São José do Rio Preto (2010). Mestre em Letras pela UNESP/ Assis (2003). Graduou-se em Letras pela UNESP/ Assis (1997). Atualmente, é professora junto ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis onde atua em nível de Graduação (Licenciatura em Letras) e de Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Letras- ProfLetras). É docente e orientadora, também, junto Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/ Marília. Realizou sua pesquisa de pós-doutorado pelo Spanish and Portuguese Department da Georgetown University (Washington, DC- United States of America) em 2015 - Processo FAPESP: 2014/14442-8. Oferece consultoria dos alunos-professores do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) e da UNATI. Foi coordenadora pedagógica do Nucli IsF do Inglês e do Japonês sem Fronteiras. É coordenadora do Programa English Teaching Assistant pela Fulbright/ CAPES na UNESP/Assis. Coordena sessões de interação e mediação no teletandem e integra o Grupo de Pesquisa: InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem): Línguas Estrangeiras para Todos (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2209139477462677). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: intercâmbio virtual, teletandem, internacionalização, novas tecnologias, formação inicial e continuada de professores, multiletramentos, multimodalidades, ensino/ aprendizagem e língua inglesa.

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Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Alexandre Filho, P., Peres Bertaglia, C., & Garcia, D. N. de M. (2022). LA PEDAGOGÍA A LAS PRÁCTICAS SOCIALES: breve reflexión sobre la teoría de los multiletramientos. Open Minds International Journal, 3(2), 15–22. https://doi.org/10.47180/omij.v3i2.160