FROM PEDAGOGY TO SOCIAL PRACTICE: a brief reflection on the multiliteracies theory

Authors

  • Paulo Alexandre Filho Unesp-Marília
  • Claudineia Peres Bertaglia Unesp
  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Unesp de Marília

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v3i2.160

Keywords:

multiliteracies; teaching and learning; ethos; empowerment.

Abstract

This essay aims at reflecting on the Multiliteracies Pedagogy from its contributions to the Basic Education student´s formation and empowerment. The vertiginous increase of languages, genre, and mediatic support has impacted social relations and the way reality is understood, promoting the rise of a fluid, disruptive, and digital ethos. Therefore, aspects that are linked to the teaching/learning process as well as the social role of teaching institutions that need to be brought to discussion. In this study, we present qualitative bibliographic research based on Kalantzi et al. (2020), Ribeiro (2021) and Rojo (2018).

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Author Biographies

Claudineia Peres Bertaglia, Unesp

Mestra em Letras pelo programa de mestrado profissional (ProfLetras) - UNESP, câmpus de Assis (2020). Graduada em Letras pela Associação de Ensino Superior de Osvaldo Cruz - FEOCRUZ (2004). Especialista em Língua Portuguesa pelo programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR) pela instituição de ensino UNICAMP (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2013). Professora de Educação Básica II (titular de cargo) de Língua Portuguesa e atualmente ocupa a função de Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP), para o componente curricular de Língua Portuguesa na Diretoria de Ensino da Região de Adamantina, Estado de São Paulo, trabalhando com formação de professores e professores coordenadores (PCs). Atua diretamente junto ao Programa Sala de Leitura da rede estadual em nível de diretoria de ensino. Suas ações formativas focalizam as práticas sociais de linguagem voltadas para o letramento e os multiletramentos na contemporaneidade, passando pelas metodologias ativas, aprendizagem colaborativa a partir da concepção dialógica e sociointeracionista do processo de busca pelo conhecimento. É membro participante do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" da Unesp - Presidente Prudente, liderado pelas professoras Ana Luzia Videira Parisotto e Renata Portela Rinaldi.

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Unesp de Marília

Livre Docente em Língua Inglesa pela UNESP. Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP/ São José do Rio Preto (2010). Mestre em Letras pela UNESP/ Assis (2003). Graduou-se em Letras pela UNESP/ Assis (1997). Atualmente, é professora junto ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis onde atua em nível de Graduação (Licenciatura em Letras) e de Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Letras- ProfLetras). É docente e orientadora, também, junto Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/ Marília. Realizou sua pesquisa de pós-doutorado pelo Spanish and Portuguese Department da Georgetown University (Washington, DC- United States of America) em 2015 - Processo FAPESP: 2014/14442-8. Oferece consultoria dos alunos-professores do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) e da UNATI. Foi coordenadora pedagógica do Nucli IsF do Inglês e do Japonês sem Fronteiras. É coordenadora do Programa English Teaching Assistant pela Fulbright/ CAPES na UNESP/Assis. Coordena sessões de interação e mediação no teletandem e integra o Grupo de Pesquisa: InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem): Línguas Estrangeiras para Todos (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2209139477462677). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: intercâmbio virtual, teletandem, internacionalização, novas tecnologias, formação inicial e continuada de professores, multiletramentos, multimodalidades, ensino/ aprendizagem e língua inglesa.

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Published

2022-08-31

How to Cite

Alexandre Filho, P., Peres Bertaglia, C., & Garcia, D. N. de M. (2022). FROM PEDAGOGY TO SOCIAL PRACTICE: a brief reflection on the multiliteracies theory. Open Minds International Journal, 3(2), 15–22. https://doi.org/10.47180/omij.v3i2.160