LAS LENGUAS ALLOCHTONAS COMO COMPONENTES ADICIONALES: NUEVOS DESAFÍOS GLOTIPOLÍTICOS PARA LA EXPANSIÓN Y PERMANENCIA DE LA ACTIVIDAD DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE PLURILINGÜE EN EL CURRÍCULO ESCOLAR ACTUAL

Autores/as

  • Otávio de Oliveira Silva Universidade de São Paulo
  • Mona Mohamad Hawi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v2i2.124

Palabras clave:

Lenguas alóctonas., TASHC., Educación multilingüe.

Resumen

Este estudio problematiza la situación de las lenguas minoritarias  en Brasil,  teniendo en cuenta que estas lenguas ya no se pueden enseñar en las escuelas, de lo contrario no puede ser incluido en los planes de estudio, de los últimos años de la escuela primaria y secundaria, para cumplir con la orientación de la enseñanza del inglés como lengua franca, que se convierte en el único componente curricular de lenguas extranjeras legalmente posible en las escuelas, según la Ley de Líneas de Dirección y de Bases de la Educación 9394/ 1996 que instituyó la Base Curricular Común Nacional. Anclamos nuestros argumentos en el aporte teórico-analítico de la Teoría de la Actividad Socio-Histórica-Cultural (TASHC) en interfaz con la perspectiva Glotopolítica, buscando comprender qué se necesita para mantener y expandir la actividad docente plurilingüe en los currículos brasileños. En consecuencia, y ante las nuevas determinaciones de la enseñanza de lenguas extranjeras en la escuela, señalamos los posibles nuevos retos que encierra la Lingüística y la Educación Aplicadas que pueden surgir con la nueva normativa educativa, y cómo es posible intervenir en cuestiones de política. lenguaje que incide en la educación, pasando por alto las prácticas monolingües en los espacios escolares.

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Biografía del autor/a

Mona Mohamad Hawi, Universidade de São Paulo

Professora Dra. da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Orientais. DOUTORADO em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem ( 2005), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, linha dpesquisa em Linguagem e Educação, foco em Formação de Professores. MESTRADO (1997) em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foco em Análise do Discurso. GRADUAÇÃO em Letras - Licenciatura (1984), pela UniCEUB - Brasília. Professora de Língua Árabe (Clássica e Moderna) e Elaboração e Produção de textos em Língua Árabe(GRADUAÇÃO). Professora da Pós - Graduação no programa de Estudos Árabes e Judaicos e atualmente no Program LETRA - Lingua estrangeira e tradução, linha de pesquisa em Estudos Linguísticos e foco na Formação de Professores de Língua Estrangeira . Presidente na Comissão de Graduação da FFLCH e Membro do Conselho do DLO. e da Congregação da FFLCH; Linguista Aplicada com experiência e atuação na área de: Formação de Professores, Metodologias de Pesquisa, Ensino de Línguas Estrangeiras e Educação Bilíngue ( Árabe );Concepções de Linguagem e de Ensino-Aprendizagem sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Seu interesse de pesquisa está nas práticas de ensino colaborativo e critico em línguas estrangeiras, na formação de professores/as, de avaliação e de aprendizagem expansiva, sob a perspectiva de teorias sócio-críticas de aprendizagem e de discurso. Tem projeto de pesquisa no campo da Língua e Linguística Árabe e nos Estudos Bilíngues e Implementação de Materiais Didáticos.Sua pesquisa trata da "Elaboração e Produção de Unidades Didáticas para Aprendizes em Língua Árabe, com foco nas Atividades Sociais". É membro do grupo de pesquisa ( credenciado no CNPq) "O Papel do Imigrante na Literatura brasileira", na Universidade de São Paulo com a pesquisa sobre a "Análise da Influência da Imigração e do Imigrante árabe nas obras de Simão Lopes". Atuou como professora titular de Linguística no UniFieo ( 1988-2008) , além de ter ministrado cursos de Extensão Universitária na COGEAE- Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão na área de Linguagem e Educação, com foco no papel do Coordenador e nas Teorias de Ensino-Aprendizagem, de 2003 a 2007. É membro do grupo de pesquisa (colaboradora externa) projeto LEDA - Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas e no AB - Aprender Brincando - ambos ligados ao PAC - Programa Ação Cidadã- na PUC-SP: no primeiro, trabalha com a formação de Grupos de Apoio e no segundo, com a construção do Projeto Político Pedagógico e o conceito do Brincar. Também participou do grupo de pesquisa LACE- PUC-SP como pesquisadora colaboradora externa. 

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Publicado

2021-09-13

Cómo citar

de Oliveira Silva, O., & Mohamad Hawi, M. (2021). LAS LENGUAS ALLOCHTONAS COMO COMPONENTES ADICIONALES: NUEVOS DESAFÍOS GLOTIPOLÍTICOS PARA LA EXPANSIÓN Y PERMANENCIA DE LA ACTIVIDAD DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE PLURILINGÜE EN EL CURRÍCULO ESCOLAR ACTUAL. Open Minds International Journal, 2(2), 95–112. https://doi.org/10.47180/omij.v2i2.124

Número

Sección

TEMA “La enseñanza de idiomas actual: nuevas prácticas, metodologías y desafíos”