ALLOCHTHONOUS LANGUAGES AS ADDITIONAL COMPONENTS: NEW GLOTIPOLITICAL CHALLENGES FOR THE EXPANSION AND PERMANENCE OF THE PLURILINGUAL TEACHING-LEARNING ACTIVITY IN THE CURRENT SCHOOL CURRICULUM

Authors

  • Otávio de Oliveira Silva Universidade de São Paulo
  • Mona Mohamad Hawi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v2i2.124

Keywords:

Allochthonous Languages., TASHC., Plurilingual education.

Abstract

This study aims to problematize the situation of languages ​​of minority immigrants from Brazil such as Arabic, German, Korean, Italian, Japanese, Mandarin, Polish and Ukrainian, assuming that these languages ​​cannot be taught in schools, However, we cannot include our curricula, two years finalized in fundamental and middle classes, to attend the orientation of English Language as a frank language, which becomes the only curricular component of foreign languages ​​legally possible for schools, in accordance with the Law of Lines of Direction and Bases of the Education 9394/1996, that instituted the National Base Curricular Comum. We anchor our arguments on the theoretical-analytical contribution of the Cultural-historical activity theory (CHAT) in an interface with a Glotopolitical perspective, seeking to understand what is necessary to maintain and expand plurilingual activities in schools of Brazil. As a result, in the face of new determinations of the teaching of foreign languages ​​in the school, we consider that there are new challenges covered by Applied Linguistics and Education that can arise as new educational regulations, and in what way it is possible to intervene in policy questions. National linguistics that affects education, outlining monolingual practices in school.

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Author Biography

Mona Mohamad Hawi, Universidade de São Paulo

Professora Dra. da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Orientais. DOUTORADO em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem ( 2005), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, linha dpesquisa em Linguagem e Educação, foco em Formação de Professores. MESTRADO (1997) em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foco em Análise do Discurso. GRADUAÇÃO em Letras - Licenciatura (1984), pela UniCEUB - Brasília. Professora de Língua Árabe (Clássica e Moderna) e Elaboração e Produção de textos em Língua Árabe(GRADUAÇÃO). Professora da Pós - Graduação no programa de Estudos Árabes e Judaicos e atualmente no Program LETRA - Lingua estrangeira e tradução, linha de pesquisa em Estudos Linguísticos e foco na Formação de Professores de Língua Estrangeira . Presidente na Comissão de Graduação da FFLCH e Membro do Conselho do DLO. e da Congregação da FFLCH; Linguista Aplicada com experiência e atuação na área de: Formação de Professores, Metodologias de Pesquisa, Ensino de Línguas Estrangeiras e Educação Bilíngue ( Árabe );Concepções de Linguagem e de Ensino-Aprendizagem sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Seu interesse de pesquisa está nas práticas de ensino colaborativo e critico em línguas estrangeiras, na formação de professores/as, de avaliação e de aprendizagem expansiva, sob a perspectiva de teorias sócio-críticas de aprendizagem e de discurso. Tem projeto de pesquisa no campo da Língua e Linguística Árabe e nos Estudos Bilíngues e Implementação de Materiais Didáticos.Sua pesquisa trata da "Elaboração e Produção de Unidades Didáticas para Aprendizes em Língua Árabe, com foco nas Atividades Sociais". É membro do grupo de pesquisa ( credenciado no CNPq) "O Papel do Imigrante na Literatura brasileira", na Universidade de São Paulo com a pesquisa sobre a "Análise da Influência da Imigração e do Imigrante árabe nas obras de Simão Lopes". Atuou como professora titular de Linguística no UniFieo ( 1988-2008) , além de ter ministrado cursos de Extensão Universitária na COGEAE- Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão na área de Linguagem e Educação, com foco no papel do Coordenador e nas Teorias de Ensino-Aprendizagem, de 2003 a 2007. É membro do grupo de pesquisa (colaboradora externa) projeto LEDA - Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas e no AB - Aprender Brincando - ambos ligados ao PAC - Programa Ação Cidadã- na PUC-SP: no primeiro, trabalha com a formação de Grupos de Apoio e no segundo, com a construção do Projeto Político Pedagógico e o conceito do Brincar. Também participou do grupo de pesquisa LACE- PUC-SP como pesquisadora colaboradora externa. 

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Published

2021-09-13

How to Cite

de Oliveira Silva, O., & Mohamad Hawi, M. (2021). ALLOCHTHONOUS LANGUAGES AS ADDITIONAL COMPONENTS: NEW GLOTIPOLITICAL CHALLENGES FOR THE EXPANSION AND PERMANENCE OF THE PLURILINGUAL TEACHING-LEARNING ACTIVITY IN THE CURRENT SCHOOL CURRICULUM. Open Minds International Journal, 2(2), 95–112. https://doi.org/10.47180/omij.v2i2.124

Issue

Section

THEMATiC: Today's language teaching: new practices, methodologies and challenges