BÉRADÊRO, BY CHICO CÉSAR, IN THE LIGHT OF BAKHTIN CIRCLE'S DIALOGISM

POSSIBILITIES OF VOICES SHAPED BY POLYPHONY, DIALOGISM, AND CARNIVALESQUE

Authors

  • Fabio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-4538-3204
  • Telma Sueli Farias Ferreira Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
  • Moisés Fernando Manuel Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto – Angola

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.334

Abstract

This article analyzes the song “Béradêro” by Chico César through the lens of the Dialogic Theory of Language (DTL) developed by the Bakhtin Circle, with emphasis on the concepts of dialogism, polyphony, and carnivalization. Understanding language as a social and ideological phenomenon, the song is explored as a concrete utterance permeated by voices that engage in tensions across social, political, and cultural discourses. The analysis highlights how the lyrics weave multiple voices—from the “Saint” who questions her sanctity to the “cigana analfabeta lendo a mão de Paulo Freire” /illiterate gypsy reading Paulo Freire’s palm”—thus constructing a carnivalesque discursive space where hierarchies are inverted and meanings reconfigured. Paradoxes such as “a contenteza do triste/ the gladness of the sad” and “a tristura do contente/the sadness of the glad” reveal the polyphonic nature of the work, open to dialogic interpretation. The polysemy of words like “bala/bullet” and the imagery of the “girl sewing clothes with the Equator line” expand the range of meanings, showcasing the aesthetic and critical richness of this poetic-musical text. By intertwining aesthetics, politics, and culture, the song becomes a powerful socially situated utterance, contributing to the understanding of the relationship between art, language, and society.

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Author Biographies

Fabio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, curso Estágio de Pós-Doutorado em Diplomacia Cultural e Política Linguística na Universidade de Aswan, no Egito, e atuo como Professor Doutor Associado na Faculdade de Linguística, Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP) e a telecolaboração (Teletandem), mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, para a internacionalização universitária, via intercâmbio acadêmico, linguístico e (inter)cultural entre brasileiros e argentinos possibilitou o meu Estágio de Pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, sou líder do Grupo de Pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo, que abarca as linhas de pesquisa i) Ideias bakhtinianas, ii) Observatório do Discurso da Política Externa Brasileira e, ii) TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens e sou membro do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança; InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem) e MOPRI - Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais, todos cadastrados no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Meus temas de interesse gravitam em torno da i) Análise Dialógica do Discurso; ii) O Círculo de Bakhtin em Diálogo; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas; iii) Política Externa Brasileira; iv) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação.

Telma Sueli Farias Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Professora do curso de Letras Inglês da UEPB Campus I. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) pela Universidade Federal da Paraíba (2011). É especialista em História da Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), e em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (1989). Tem graduação em Letras Inglês (1996) e em Administração (1986) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É discente da Pós-Graduação O Círculo de Bakhtin em Diálogo: linguagem, cultura e sociedade (FAUSP). Desenvolveu atividades de coordenação: no curso de Letras Inglês da UEPB entre os períodos de 2014-2016 e 2018-2023; no PIBID Letras Inglês de 2012 a 2017 e no curso de Extensão de Inglês para Professores em Formação Inicial de 2018 até 2021. Realiza pesquisas voltadas para o trabalho do professor, a construção identitária docente, o professor em formação inicial e continuada, produção de material didático dialógico com gêneros do discurso e educação antirracista a partir das bases teórico-metodológicas ancoradas na Linguística Aplicada Crítica, Pedagogia Crítica, Teoria Dialógica do Discurso, Letramento Racial e Letramento Racial Crítico. Membro do Grupo de Pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo (DGP-CNpq-UEPB) e do Grupo de Pesquisa Formação Docente em Línguas Estrangeiras (GEFDLE/CNPq/UEPB).

Moisés Fernando Manuel, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto – Angola

Moisés Fernando Manuel é natural de Luanda, município de Cacuaco (Angola), no então Kicolo — hoje Distrito Urbano. É Técnico Superior em Filosofia pelo Instituto Superior Dom Bosco da Universidade Católica de Angola e Técnico Superior em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Atualmente, cursa a Especialização O Círculo de Bakhtin em Diálogo: Linguagem, Cultura e Sociedade, pela Faculdade Sudamérica (Brasil). Atua como pesquisador nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Educação e Linguística Aplicada. 

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Published

2025-06-02

How to Cite

Souza, F. M. de, Ferreira, T. S. F. ., & Manuel, M. F. . (2025). BÉRADÊRO, BY CHICO CÉSAR, IN THE LIGHT OF BAKHTIN CIRCLE’S DIALOGISM: POSSIBILITIES OF VOICES SHAPED BY POLYPHONY, DIALOGISM, AND CARNIVALESQUE. Open Minds International Journal, 6(1), 80–90. https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.334

Issue

Section

Thematic Dossier: Contemporary dialogues: education, language, culture and socie