PENSAR AS CIÊNCIAS HUMANAS COM MIKHAIL BAKHTIN: ALGUNS POSSÍVEIS PERCURSOS DE COMPREENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v1i1.13Palavras-chave:
Mikhail Bakhtin, CIências Humanas, Círculo de Bakhtin, Filosofia da Linguagem, Teoria LiteráriaResumo
O objetivo desse artigo é proporcionar ao leitor a oportunidade de pensar e problematizar alguns possíveis percursos de compreensão das contribuições de Mikhail Bakhtin e o Círculo para as Ciências Humanas. Para isso, contextualizaresmos as ideias do Círculo de Bakhtin, relacionando a produção e construção semântica de cada integrante do grupo russo: Bakhtin, Medvedev, Volochinov, Kanaiev, Pumpianski, Judina, entre outros, que nos proporcionaram uma produção coletiva que até hoje muda as bases do pensamento humanista desenvolvido no ocidente. Estes pesquisadores modificaram sensivelmente os estudos da filosofia da linguagem, estudos de teoria literária, ofereceram uma nova visão para os pensamentos de gêneros do discurso e ofereceram conceitos hoje basilares para os estudos linguísticos e humanos, como a polifonia, alteridade, relações dialógicas, etc. Estes conhecimentos funcionam em relação um com o outro. O que se percebe é um elemento que reuniu em si esse diálogo e que com seu nome promove essa interação entre as áreas do saber, com outros pensadores, pesquisas diversas de autores díspares.
Downloads
Referências
______. Discurso na vida e discurso na arte. (trad. Carlos Alberto Faraco), 1926.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
______. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.
______. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.
______. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec/ USP, 1988.
______. O Freudismo. São Paulo: Perspectiva, 2004
BEZERRA, P. Prefácio à segunda edição brasileira. In BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
BRAIT, B. (org.). Bakhtin – conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
______. Bakhtin – outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
BRAIT, B. “Análise e teoria do discurso”. In BRAIT, B. (org.). Bakhtin – outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
DI CAMARGO, Ivo Jr. Mikhail Bakhtin na linguagem cinematográfica. São Paulo: Mentes Abertas, 2020 [no prelo].
DI CAMARGO, Ivo Jr. A Memória de Futuro analisada pela Linguagem Cinematográfica: diálogos entre a Teoria do Cinema e Mikhail Bakhtin. São Paulo: Mentes Abertas, 2020 [no prelo].
MIOTELLO, V. Bakhtin em trabalhos de estudo da língua: levantando o problema do pertencimento. Estudos Linguísticos, Campinas, v. XXXV, p. 176-180, 2006.
______. Discutindo a questão do dialogismo com Bakhtin. Versão Beta, São Carlos, n. 25, p. 31-50, 2003.
______. Compreendendo alguns conceitos bakhtinianos. Versão Beta, São Carlos/SP, n. 10, 2002, p. 02-10.
______. Estudo da língua em Bakhtin - objeto e metodologia. In: Sandra Regina Buttros Gattolin; Mônica Baltazar Diniz Signori; Valdemir Miotello. (Org.). Década - Dez anos entre o aprender e o ensinar linguagens. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2007, p. 275-286.
______. As palavras engravidam e grávidas dão à luz um mundo novo. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - GEGE. (Org.). O Espelho de Bakhtin. 1ª ed. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2007, p. 185-206.
______. A Memória do Passado em jogo com a Memória do Futuro constitui sentidos agora. Daí que os Projetos de Dizer dos sujeitos têm importância. In: André Luiz Covre, Fabrício de Oliveira, Valdemir Miotello e outros. (Org.). Veredas Bakhtinianas - de objetos a sujeitos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2006, p. 277-286.
______. Ideologia. In: Beth Brait. (Org.). Bakhtin - Conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2005, v. , p. 167-177.
PONZIO, A. La revolución bajtiniana. Madri: Catedra, 1999.
______. A Revolução Bakhtiniana. São Paulo; Editora Contexto, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.