O LÚDICO NO DISCURSO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maria Roseane Alves VELEZ SME-Queimadas-PB
  • Cristiane Navarrete TOLOMEI Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.56

Palavras-chave:

Ludicidade, Creches, Aprendizagem, Crianças, BNCC

Resumo

Objetivou-se analisar de que modo os professores compreendem o lúdico no processo de ensino e sua relevância para a aprendizagem em uma creche pública do município de Queimadas-PB. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com método de procedimento exploratório-descritivo, onde se empregou questionários com questões abertas e fechadas aplicadas a nove professoras. As análises dos resultados apontaram que as participantes da pesquisa compreendem o processo de desenvolvimento infantil e reconhecem a importância da ludicidade em suas práticas pedagógicas, no processo de ensino e aprendizagem. O estudo indicou que as participantes possuem conhecimentos adquiridos que asseguram as suas ações educativas lúdicas. As investigações, segundo o referencial teórico e afirmações das docentes, levaram-nos a concluir a necessidade de uma reestruturação ou uma formação aprofundada quanto a práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular, indicando, portanto, a necessidade de capacitar essas professoras atuantes e as gerações futuras, sobre essa nova perspectiva de referencial, bem como tomarem conhecimento e utilizarem nas suas mediações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. Parábola ed., 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2018.
______. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponívelem: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2020.
_____. Parecer CNE/CEB nº 20/2009 e Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.
FALCÃO, A. P. B.; RAMOS, R. O. A Importância do brinquedo e do Ato de Brincar para o desenvolvimento psicológico de crianças de 5 A 6 anos. Belém, 2002.
FONSECA, V. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. 1998.
KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa para a educação infantil. São Paulo: Ática, 2009.
KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, 2010.
LEFÈVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. In: Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. 2005.
MALUF, A. C. M. Brincar, prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MATOS, E. S. Identidade profissional docente e o papel da interdisciplinaridade no currículo de licenciatura em computação. Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 148, p. 26-34, 2013.
MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, D. R. A formação continuada de professores de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos e os desafios ao trabalho pedagógico. 2011.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. Cortez Editora, 2014.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
PIAGET, J.; ÁLVARO C.; OITICICA, C. M. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 1971.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.
_______ . Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora/Unesco, 1973.
SARGIANI, R. A. Fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita em português do Brasil: efeitos de fonemas, gestos articulatórios e sílabas na aquisição do mapeamento ortográfico. 2016. 215 f. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
VIGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. Cadernos de pesquisa, n. 92, p. 62-69, 1995.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

VELEZ, M. R. A., & TOLOMEI, C. N. (2020). O LÚDICO NO DISCURSO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Open Minds International Journal, 1(2), 136–160. https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.56

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.