INCLUSÃO NA LITERATURA INFANTIL: uma análise do Guarda-chuva Azul, de Emily Ann Davison
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.351Palavras-chave:
Inclusão, Literatura Infantil, Diversidade, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo de analisar a temática da inclusão na literatura infantil a partir do livro O Guarda-Chuva Azul, de Emily Ann Davison. A obra apresenta uma narrativa sensível que destaca a empatia, a diversidade e a convivência harmoniosa em sociedade. Por meio da metáfora de um guarda-chuva que abriga diferentes personagens, a história promove valores inclusivos e o respeito às diferenças. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. A análise considera o papel da literatura infantil na formação de atitudes inclusivas desde a infância. Além da parte introdutória, este artigo é composto por mais duas partes. A primeira apresenta as noções teóricas da narrativa do Guarda Chuva Azul; a segunda aborda a importância da Literatura Infantil na Promoção da Inclusão; e a terceira e última parte expõe as considerações finais.
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