INCLUSÃO NA LITERATURA INFANTIL: uma análise do Guarda-chuva Azul, de Emily Ann Davison

Autores

  • Irinaldo Caetano Marques Universidade Estadual da Paraíba
  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.351

Palavras-chave:

Inclusão, Literatura Infantil, Diversidade, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo de analisar a temática da inclusão na literatura infantil a partir do livro O Guarda-Chuva Azul, de Emily Ann Davison. A obra apresenta uma narrativa sensível que destaca a empatia, a diversidade e a convivência harmoniosa em sociedade. Por meio da metáfora de um guarda-chuva que abriga diferentes personagens, a história promove valores inclusivos e o respeito às diferenças. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. A análise considera o papel da literatura infantil na formação de atitudes inclusivas desde a infância. Além da parte introdutória, este artigo é composto por mais duas partes. A primeira apresenta as noções teóricas da narrativa do Guarda Chuva Azul; a segunda aborda a importância da Literatura Infantil na Promoção da Inclusão; e a terceira e última parte expõe as considerações finais.

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

Marques, I. C., & Castro, P. A. de. (2025). INCLUSÃO NA LITERATURA INFANTIL: uma análise do Guarda-chuva Azul, de Emily Ann Davison. Open Minds International Journal, 6(1), 114–125. https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.351

Edição

Seção

Dossiê Temático: Diálogos contemporâneos: educação, língua(gem), cultura e socie