REFLETINDO SOBRE EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • José Felipe Jorge de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Rickison Cristiano de Araújo Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.341

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Gamificação, Aprendizagem baseada em equipes, Cultura maker, Ensino-aprendizagem de língua espanhola

Resumo

Este relato de experiência apresenta a aplicação de metodologias ativas no ensino-aprendizagem de língua espanhola por meio dos projetos “Yachay” (2023) e “Jugadas Sostenibles” (2024). O trabalho tem como objetivo analisar e propor um modelo de ensino baseado nas metodologias ativas: gamificação, aprendizagem baseada em equipes e cultura maker. Utilizou-se uma abordagem de pesquisa de campo, complementada por revisão bibliográfica de autores como Martinelli e Martinelli (2016), Melo (2017) e Bollela et al. (2014), para elaborar sequências didáticas e atividades que promovem o engajamento de estudantes do 2° ano do ensino médio em uma escola integral da Paraíba. As propostas foram planejadas e executadas considerando os desafios de cada ano, como o uso do celular integrado às atividades. Os resultados apontaram aumento nas notas, aulas mais atrativas, melhora na interação entre colegas e fortalecimento do trabalho em equipe, embora tenha havido dificuldade em alcançar 100% de participação efetiva. O estudo conclui que a combinação de diferentes metodologias, aliada a uma preparação e organização rigorosas, potencializa o ensino-aprendizagem e pode ser replicada em outros contextos, contribuindo para a inovação pedagógica e para a melhoria da qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG); Especialista em Tecnologias Digitais na Educação (UEPB), Licenciado em Letras - Língua Espanhola (UEPB) e Letras - Língua Portuguesa (IFPB). É membro do Grupo de Pesquisa InviTe - Intercâmbio Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos (UNESP/CNPQ) e do "O círculo de Bakhtin em diálogo" (UEPB/CNPQ), na linha "Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino-aprendizagem de línguas mediados pelas tecnologias digitais; Telecolaboração e Teletandem; Interculturalidade e ensino; Suleamento e decolonialidade. Contato: rickisoncristiano@gmail.com.

Referências

BLOG FIA. Metodologia de ensino: o que é, principais tipos e características. Blog FIA Business School. 2022. Disponível em: https://fia.com.br/blog/novas-metodologias-de-ensino/ Acesso em: 26 fev. 2025.

BOLLELA, Valdes Roberto; SENGER, Maria Helena; TOURINHO, Francis Solange Vieira; AMARAL, Eliana. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), [S. l.], v. 47, n. 3, p. 293-300, 2014. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618> . Acesso em: 10 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

MARTINELLI, Líliam Maria Born; MARTINELLI, Paulo. Materiais concretos para o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Curitiba: Intersaberes. 2016.

MELO, Nilton. TEDx Caixa - Gamificação: Como Engajar Pessoas e Aumentar a Produtividade Através da Diversão. YouTube. 27 janeiro 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qnCoD-i-9AU> Acesso em: 1 abr. 2023.

NETO, João Ribeiro; MAIA, Lucas Emanuel de Oliveira; MENEZES, Daniel Brandão; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. A Cultura Maker como Metodologia Ativa de Ensino: Contribuições, Desafios e Perspectivas na Educação. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, v.25, n.1, 2024.

SILVA, Fabio Pereira da. A evasão escolar e casos de infrequências estudantil no município de Rosário do Ivaí. In: Anais do I Simpósio Internacional Práxis Itinerante e III Seminário Temático do Práxis Itinerante: Diversidades, Pluralidades e Perspectivas em Debate. Paraná- SC. 2024. Disponível em: < http://anais.uel.br/portal/index.php/praxis/article/view/4299/3789> acesso em: 8 out 2024.

TAMASSIA, Silvana. 4 estratégias para potencializar o trabalho em grupo na sala de aula. Blog Giikie. 2017. Disponível em: https://www.geekie.com.br/trabalho-em-grupo/ Acesso em: 9 mai. 2024.

SOUZA, Elidiane Medeiros de; SANTOS, Flavia de Oliveira; OLIVEIRA, Cleber Macedo de. Ensino de geografia: aula prática como metodologia ativa de aprendizagem significativa. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, São Paulo. n. 47, v. 1, p. 74-99, 2025. ISSN: 2176-5774

TENA, Èlia.; COUSO, Digna. ¿Cómo sé que mi secuencia didáctica es de calidad? Propuesta de un marco de evaluación desde la perspectiva de Investigación Basada en Diseño. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. Universidad de Cádiz, España. vol. 20, núm. 2, 2023

TREVISAN, Fernando Pissuto. A pirâmide de Glasser aplicada no ensino a distância. V. 01. N.02 - Mai./Ago. 2022. Disponível em: <https://periodicos.insted.edu.br/recam/article/view/1> acesso em: 11 nov 2024.

VIANNA, Ysmar; VIANNA, Mauricio; MEDINA, Bruno; TANAKA, Samara. Gamification, Inc. Como reinventar empresas a partir de jogos. 1. Ed. – Rio de Janeiro: MJV Press, 2013. 116p. E-book.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Oliveira, J. F. J. de ., & Silva, R. C. de A. . (2025). REFLETINDO SOBRE EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA. Open Minds International Journal, 6(1). https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.341

Edição

Seção

Dossiê Temático: Diálogos contemporâneos: educação, língua(gem), cultura e socie