BÉRADÊRO, DE CHICO CÉSAR, À LUZ DO DIALOGISMO DO CÍRCULO DE BAKHTIN
POSSIBILIDADES DE VOZES PERMEADAS PELA POLIFONIA, DIALOGISMO E CARVANALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.334Resumo
Este artigo analisa a canção “Béradêro”, de Chico César, à luz da Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) do Círculo de Bakhtin, com ênfase nos conceitos de dialogismo, polifonia e carnavalização. Partindo da compreensão de que a linguagem é um fenômeno social e ideológico, a música é explorada como enunciado concreto repleto de vozes que tensionam discursos sociais, políticos e culturais. A análise evidencia como a letra articula múltiplas vozes — desde a “Santa” que questiona sua sacralidade até a “cigana analfabeta lendo a mão de Paulo Freire” — construindo um espaço discursivo carnavalesco em que hierarquias são invertidas e sentidos, reconfigurados. A presença de paradoxos como “a contenteza do triste” e “a tristura do contente” revela o caráter polifônico da obra, que se abre à interpretação dialógica dos interlocutores. A polissemia de palavras como “bala” e imagens como a “moça cosendo roupa com a linha do Equador” ampliam os sentidos possíveis, evidenciando a tessitura estética e crítica do texto poético-musical. Ao conjugar estética, política e cultura, a canção se torna um potente enunciado socialmente situado, cuja análise contribui para o entendimento das relações entre arte, linguagem e sociedade.
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