BÉRADÊRO, DE CHICO CÉSAR, À LUZ DO DIALOGISMO DO CÍRCULO DE BAKHTIN

POSSIBILIDADES DE VOZES PERMEADAS PELA POLIFONIA, DIALOGISMO E CARVANALIZAÇÃO

Autores

  • Fabio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-4538-3204
  • Telma Sueli Farias Ferreira Universidade Estadual da Paraíba, UEPB
  • Moisés Fernando Manuel Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto – Angola

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.334

Resumo

Este artigo analisa a canção “Béradêro”, de Chico César, à luz da Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) do Círculo de Bakhtin, com ênfase nos conceitos de dialogismo, polifonia e carnavalização. Partindo da compreensão de que a linguagem é um fenômeno social e ideológico, a música é explorada como enunciado concreto repleto de vozes que tensionam discursos sociais, políticos e culturais. A análise evidencia como a letra articula múltiplas vozes — desde a “Santa” que questiona sua sacralidade até a “cigana analfabeta lendo a mão de Paulo Freire” — construindo um espaço discursivo carnavalesco em que hierarquias são invertidas e sentidos, reconfigurados. A presença de paradoxos como “a contenteza do triste” e “a tristura do contente” revela o caráter polifônico da obra, que se abre à interpretação dialógica dos interlocutores. A polissemia de palavras como “bala” e imagens como a “moça cosendo roupa com a linha do Equador” ampliam os sentidos possíveis, evidenciando a tessitura estética e crítica do texto poético-musical. Ao conjugar estética, política e cultura, a canção se torna um potente enunciado socialmente situado, cuja análise contribui para o entendimento das relações entre arte, linguagem e sociedade.

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Biografia do Autor

Fabio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, curso Estágio de Pós-Doutorado em Diplomacia Cultural e Política Linguística na Universidade de Aswan, no Egito, e atuo como Professor Doutor Associado na Faculdade de Linguística, Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP) e a telecolaboração (Teletandem), mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, para a internacionalização universitária, via intercâmbio acadêmico, linguístico e (inter)cultural entre brasileiros e argentinos possibilitou o meu Estágio de Pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, sou líder do Grupo de Pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo, que abarca as linhas de pesquisa i) Ideias bakhtinianas, ii) Observatório do Discurso da Política Externa Brasileira e, ii) TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens e sou membro do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança; InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem) e MOPRI - Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais, todos cadastrados no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Meus temas de interesse gravitam em torno da i) Análise Dialógica do Discurso; ii) O Círculo de Bakhtin em Diálogo; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas; iii) Política Externa Brasileira; iv) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação.

Telma Sueli Farias Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Professora do curso de Letras Inglês da UEPB Campus I. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) pela Universidade Federal da Paraíba (2011). É especialista em História da Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), e em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (1989). Tem graduação em Letras Inglês (1996) e em Administração (1986) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É discente da Pós-Graduação O Círculo de Bakhtin em Diálogo: linguagem, cultura e sociedade (FAUSP). Desenvolveu atividades de coordenação: no curso de Letras Inglês da UEPB entre os períodos de 2014-2016 e 2018-2023; no PIBID Letras Inglês de 2012 a 2017 e no curso de Extensão de Inglês para Professores em Formação Inicial de 2018 até 2021. Realiza pesquisas voltadas para o trabalho do professor, a construção identitária docente, o professor em formação inicial e continuada, produção de material didático dialógico com gêneros do discurso e educação antirracista a partir das bases teórico-metodológicas ancoradas na Linguística Aplicada Crítica, Pedagogia Crítica, Teoria Dialógica do Discurso, Letramento Racial e Letramento Racial Crítico. Membro do Grupo de Pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo (DGP-CNpq-UEPB) e do Grupo de Pesquisa Formação Docente em Línguas Estrangeiras (GEFDLE/CNPq/UEPB).

Moisés Fernando Manuel, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto – Angola

Moisés Fernando Manuel é natural de Luanda, município de Cacuaco (Angola), no então Kicolo — hoje Distrito Urbano. É Técnico Superior em Filosofia pelo Instituto Superior Dom Bosco da Universidade Católica de Angola e Técnico Superior em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Atualmente, cursa a Especialização O Círculo de Bakhtin em Diálogo: Linguagem, Cultura e Sociedade, pela Faculdade Sudamérica (Brasil). Atua como pesquisador nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Educação e Linguística Aplicada. 

Referências

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

Souza, F. M. de, Ferreira, T. S. F. ., & Manuel, M. F. . (2025). BÉRADÊRO, DE CHICO CÉSAR, À LUZ DO DIALOGISMO DO CÍRCULO DE BAKHTIN: POSSIBILIDADES DE VOZES PERMEADAS PELA POLIFONIA, DIALOGISMO E CARVANALIZAÇÃO . Open Minds International Journal, 6(1), 80–90. https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.334

Edição

Seção

Dossiê Temático: Diálogos contemporâneos: educação, língua(gem), cultura e socie