O USO DE FILMES LEGENDADOS COMO FERRAMENTA PARA APRENDER ESPANHOL
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.323Palavras-chave:
Filmes; Legendas; Cultura Espanhola; Autodidatas.Resumo
O objetivo principal deste artigo é analisar o papel da legenda como ferramenta utilizada pelos autodidactas brasileiros interessados em aprender a língua espanhola através de filmes legendados reproduzidos por canais de streaming no Brasil. Para isso, baseia-se em autores como, Diaz (2012), Jude (2019), Oliveira e Silva (2022), entre outros estudiosos, para contextualizar os objetivos específicos como: analisar a importância dos canais de streaming como ponte cultural, investigar os métodos de aprendizagem utilizados pelos usuários, estudar o impacto das legendas na aprendizagem autodidata do espanhol e mapear mitos e verdades relacionadas ao auto aprendizado. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que se deu através da revisão de trabalhos acadêmicos, teses e artigos sobre o tema escolhido. Então, concluiu-se que embora às vezes as legendas não sejam totalmente fiéis ao que dizem os personagens, esta ferramenta se mostra importante não só para aproximar os brasileiros à língua e cultura espanhola, , mas também como um recurso eficaz para a aprendizagem autodidata.
Downloads
Referências
ALVES, Ádna Marina; DOS REIS, Rafaela de Freitas Amaral; RODRIGUES-ALVES, Maria Silvia. COCO: uso de la película para enseñanza de español como lengua extranjera por medio de las cuatro habilidades lingüísticas. Revista Eletrônica de Letras, v. 16, n. 1, 2023.
COCO. Dirección: Lee Unkrich, Adrian Molina. Producción: Darla K. Anderson. Estados Unidos: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures, 2017. Disponible en: <https://www.disneyplus.com/pt-br/play/ce1ccdca-f468-4960-b67c-026b01ba42ab>. Acceso en: 16/07/2024.
CHÁVEZ, Carmen Cecilia Chang. Tratamiento del componente cultural en la clase de español como lengua extranjera (ELE) desde la perspectiva española e hispanoamericana. Pueblo Continente, v. 27, n. 1, p. 267-278, 2016.
DÍAZ-CINTAS, Jorge. Los subtítulos y la subtitulación en la clase de lengua extranjera. Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, v. 2, n. 3, p. 95-114, 2012.
El libro. Disponible en <https://solteracodiciada.com/la-pelicula/> Acceso en: 16/10/2024.
FIGLIOLINI, Márcia Cristina Rocha. A utilização de estratégias de aprendizagem de compreensão oral em LE no curso de Letras. Pesquisa em linguística aplicada: ensino e aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Ed. Da UNESP, p. 109-129, 2004.
JUDE, Diana Ioana. La subtitulación como estrategia de aprendizaje del español como LE. 2019.
MORENO, Carol Daniela Ávila et al. La subtitulación audiovisual en un mundo globalizado,¿ cumple su función?. Comunicación, cultura y política, n. 9, p. 3, 2018.
PAGANO, Adriana; MAGALHÃES, Célia; ALVES, Fábio. Traduzir com autonomia: estratégias para o tradutor em formação. 4. ed. São Paulo: contexto, 2022.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Aquisição de Segunda Língua. 1.ed.São Paulo: Parábola, 2014.
ROMA. Dirección: Alfonso Cuarón. Producción: Gabriela Rodríguez, Alfonso Cuarón México: Participant Media, Esperanto Filmoj, 2018. Disponible en: <https://www.netflix.com/watch/80240715?trackId=255824129&tctx=0%2C0%2C6f3450fd-70b4-441a-b1d9-15160ce8e2eb-90460599%2C6f3450fd-70b4-441a-b1d9-15160ce8e2eb-90460599%7C2%2Cunknown%2C%2C%2CtitlesResults%2C%2CVideo%3A80240715%2CdetailsPagePlayButton>. Acceso en: 15/08/2024.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la lengua española. Disponible en: <https://dle.rae.es/subt%C3%ADtulo?m=form>. Acceso en: 19/09/2024.
SIMKA, Sérgio (Coordenação); MOLLETA, Simone Alessandra Alves. Tradução audiovisual não é um bicho de sete cabeças - técnicas de criação para legenda e dublagem de filmes. Rio de Janeiro:: Editora Ciência Moderna Ltda.,2021.
Soltera Codiciada. Dirección: Bruno Ascenzo, Joanna Lombardi. Producción: Miguel Valladares. Perú: Tondero Producciones, 2018. Disponible en: <https://www.netflix.com/watch/81020005?trackId=255824129&tctx=0%2C0%2C47f5f07b-e088-4664-9192-fadc638b5b34-90911196%2C47f5f07b-e088-4664-9192-fadc638b5b34-90911196%7C2%2Cunknown%2C%2C%2CtitlesResults%2C81020005%2CVideo%3A81020005%2CminiDpPlayButton>. Acceso en: 25/08/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.