IMIGRAÇÃO E DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE E/LE A PARTIR DO CURTA METRAGEM MIGRANTE
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.322Palavras-chave:
Ensino de ELE; Curta-metragem; Plano de aula; Cinema.Resumo
O presente artigo tem como objetivo central propor o uso do curta-metragem Migrante (2021), de Ezequiel Dalinger e Daniel Iezzi, como ferramenta pedagógica para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). A proposta abrange a promoção das quatro competências linguísticas: leitura, escrita, fala e escuta. Tendo como foco incentivar o senso crítico dos discentes sobre a temática de imigração e a diversidade linguística que há neste contexto. A partir desse direcionamento direcionamos nossas discussões em objetivos específicos de i. Explorar as narrativas da cultura de imigração nos países latinoamericanos; ii. Estimular o senso crítico dos alunos; e por fim, iii. Apresentar um plano de aula com base o curta-metragem. A pesquisa fundamenta-se nos principais pesquisadores, sendo eles: Moraes (2023), Freitas (2008) e Cugik e Ignaczuk (2015), entre outros teóricos que utilizamos para endossar nossas vozes. O método adotado é uma pesquisa bibliográfica combinada com a abordagem qualitativa baseada em uma revisão bibliográfica. Os resultados deste trabalho aspiram desenvolver um plano de aula que formule a reflexão crítica acerca da imigração, na qual há uma questão que atravessa não somente os hispanohablantes, mas reverbera a comunidade latino-americana como um todo, possibilitando assim, o estímulo no aprendizado da língua estrangeira.
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