IMIGRAÇÃO E DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE E/LE A PARTIR DO CURTA METRAGEM MIGRANTE

Autores

  • Ana Catarina Dantas Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Kildry Vitor Barbosa da Conceição Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Maria Goretti Araújo Barbosa Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Kaio César Pinheiro da Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.322

Palavras-chave:

Ensino de ELE; Curta-metragem; Plano de aula; Cinema.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central propor o uso do curta-metragem Migrante (2021), de Ezequiel Dalinger e Daniel Iezzi, como ferramenta pedagógica para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). A proposta abrange a promoção das quatro competências linguísticas: leitura, escrita, fala e escuta. Tendo como foco incentivar o senso crítico dos discentes sobre a temática de imigração e a diversidade linguística que há neste contexto. A partir desse direcionamento direcionamos nossas discussões em objetivos específicos de i. Explorar as narrativas da cultura de imigração nos países latinoamericanos; ii. Estimular o senso crítico dos alunos; e por fim, iii. Apresentar um plano de aula com base o curta-metragem. A pesquisa fundamenta-se nos principais pesquisadores, sendo eles: Moraes (2023), Freitas (2008) e Cugik e Ignaczuk (2015), entre outros teóricos que utilizamos para endossar nossas vozes. O método adotado é uma pesquisa bibliográfica combinada com a abordagem qualitativa baseada em uma revisão bibliográfica. Os resultados deste trabalho aspiram desenvolver um plano de aula que formule a reflexão crítica acerca da imigração, na qual há uma questão que atravessa não somente os hispanohablantes, mas reverbera a comunidade latino-americana como um todo, possibilitando assim, o estímulo no aprendizado da língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCANTÂRA, Jean Carlos Dourado de. Curta-metragem: Gênero discursivo propiciador de práticas multiletradas. Cuiabá, 2014.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP – Pontes 1993

ANIMATION. MIGRANTE | cortometraje. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7qJDu-rMxl4>. Acesso em: 17 ago. 2024.

DE SOUZA, F. M.; DA SILVA, A. C. P.; BONGESTAB, C.; MACIEL, H. de S.; DE MACEDO JUNIOR, H. A.; AGUIAR PEREIRA, L. de S. N. El audiovisual en la difusión del español como lengua de integración en el contexto latinoamericano. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 8539–8549, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-515. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/4907. Acesso em: 11 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-515

FREITAS, Luciana Maria Almeida de. Práctica de la Enseñanza de Lengua Española I. / Luciana Maria Almeida de Freitas, Talita de Assis Barreto. — Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2008.

LAZARINI,L.S. Identidades e representações das periferias no cinema brasileiro atual: notas para uma reflexão a partir dos Estudos Culturais. Intercom, 2004, p.12

MORAES, R. L. O uso de curta-metragem como recurso didático no ensino de língua espanhola. Em: DE MELO MARCELINO, M. (Ed.). Educação e Transformação Social: vivências e experiências. Rua das Orquídeas, 399, Residencial Cidade Jardim, CEP 38.307-854, Ituiutaba, MG.: Editora Barlavento, 2023. v. 1p. 206.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: Cambridge University Press, 2009.

SETTON, M. D. G. J. Mídia e Educação . São Paulo: Contexto, 2010. SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Mauad, 1994.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico] – 1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2013. 1,0 MB ; e-PUB. Bibliografia ISBN 978-85-249-2081-3

VILLARREALJ. Análisis sobre el Uso de las Redes Sociales y su Efectividad en el Apoyo al Aprendizaje Formal de una Segunda Lengua: Una Revisión Bibliográfica(Tesis De Pregrado). Universidad Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario,Bogotá.(2017).

ZANELLA, Liane Carly Hermes, Metodologia de pesquisa / Liane Carly Hermes Zanella. – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Silva, A. C. D., Conceição, K. V. B. da, Barbosa, M. G. A. ., & Silva, K. C. P. da. (2024). IMIGRAÇÃO E DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE E/LE A PARTIR DO CURTA METRAGEM MIGRANTE. Open Minds International Journal, 5(3), 131–142. https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.322