A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Francisco Lucas Ferreira Barbosa Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Everton William de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba UFPB-PPLE-MPLE
  • Déborah Letícia Ferreira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande – PPGLE-UFCG

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.307

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Gênero Discursivo. Ensino.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a importância dos gêneros discursivos na práxis do docente de Língua Portuguesa da Educação Básica. As análises presentes nesse trabalho partem dos estudos sobre leitura apresentados por Paulo Freire na obra A importância do ato de ler (1989), sobre escrita postulados por Irandé Antunes na obra Lutar com palavras (2005) e sobre os gêneros do discurso teorizados por Mikhail Bakhtin na obra Os gêneros do discurso (2016). A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica dos textos divulgados acima. Como resultado dessas discussões surgem possibilidades e/ou estratégias para se trabalhar os gêneros discursivos com os estudantes da Educação Básica.

 

 

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Barbosa, F. L. F., Silva, E. W. de L., & Sousa, D. L. F. de. (2024). A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA . Open Minds International Journal, 5(3), 4–15. https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.307