A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.307Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Gênero Discursivo. Ensino.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a importância dos gêneros discursivos na práxis do docente de Língua Portuguesa da Educação Básica. As análises presentes nesse trabalho partem dos estudos sobre leitura apresentados por Paulo Freire na obra A importância do ato de ler (1989), sobre escrita postulados por Irandé Antunes na obra Lutar com palavras (2005) e sobre os gêneros do discurso teorizados por Mikhail Bakhtin na obra Os gêneros do discurso (2016). A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica dos textos divulgados acima. Como resultado dessas discussões surgem possibilidades e/ou estratégias para se trabalhar os gêneros discursivos com os estudantes da Educação Básica.
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