BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BNCC: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i1.295Palavras-chave:
Brincar. BNCC. Educação Infantil.Resumo
O ato de brincar, permite a criança diferentes aprendizagens, deixando-a apropriar-se do conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas a esfera da linguagem, da cognição, dos valores e da vida em sociedade. O presente artigo tem como objetivo analisar o brincar na Educação Infantil no contexto da BNCC, em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa e documental, tendo como referência o documento da Base Nacional Curricular para a Educação Infantil. Primeiramente, apresenta-se um breve estudo teórico sobre a concepção de criança e infância no aspecto histórico, as características das instituições pensadas para crianças de zero a cinco anos de idade, a educação infantil na legislação brasileira e a importância do brincar como um direito de aprendizagem e desenvolvimento na infância. Portanto, conclui-se que o brincar na infância é parte imprescindível da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
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