CRENÇAS, MEMÓRIAS E DIALOGISMOS NA NARRATIVA DE UM APRENDIZ DE PROFESSOR DE ESPANHOL-LÍNGUA ADICIONAL (E-LA) EM FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i4.276Palavras-chave:
Narrativas, Crenças, Formação, Espanhol Língua Adicional, TrajetóriaResumo
Neste artigo, apresentaremos uma narrativa que analisa as crenças, os dialogismos e as memórias que permeiam a (re)construção da identidade do professor de língua espanhola em formação inicial. Dessa maneira, essa pesquisa se filia à Linguística Aplicada (LA). Iniciamos com o resgate e o registro de cenas da minha história de vida, ressaltando a trajetória formativa na e pela língua espanhola. Na sequência, efetuamos leituras reflexivas para a construção da fundamentação teórica, – conforme a metodologia sugerida pela pesquisa narrativa – orientada por uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo-etnográfico. Este trabalho apresenta uma compreensão panorâmica de algumas das crenças e experiências com o idioma. Objetivando conceder, ao professor em formação, uma oportunidade de reflexão crítica acerca de sua historicidade, crenças, memórias, e intuições que se faz permitir a escolha da língua espanhola como língua adicional, tecendo articulações do trajeto de aprendiz, o que nos permitiu identificar as influências dialógicas, as potencialidades e as dificuldades apresentadas nesse trajeto de construção do “eu professor”.
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