CRENÇAS, MEMÓRIAS E DIALOGISMOS NA NARRATIVA DE UM APRENDIZ DE PROFESSOR DE ESPANHOL-LÍNGUA ADICIONAL (E-LA) EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Felipe Dias de Albuquerque TECLIN – Tecnologias, Culturas e Linguagens e do Círculo de Bakhtin em Diálogo
  • Déborah Letícia Ferreira de Sousa Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i4.276

Palavras-chave:

Narrativas, Crenças, Formação, Espanhol Língua Adicional, Trajetória

Resumo

Neste artigo, apresentaremos uma narrativa que analisa as crenças, os dialogismos e as memórias que permeiam a (re)construção da identidade do professor de língua espanhola em formação inicial. Dessa maneira, essa pesquisa se filia à Linguística Aplicada (LA). Iniciamos com o resgate e o registro de cenas da minha história de vida, ressaltando a trajetória formativa na e pela língua espanhola. Na sequência, efetuamos leituras reflexivas para a construção da fundamentação teórica, – conforme a metodologia sugerida pela pesquisa narrativa – orientada por uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo-etnográfico. Este trabalho apresenta uma compreensão panorâmica de algumas das crenças e experiências com o idioma. Objetivando conceder, ao professor em formação, uma oportunidade de reflexão crítica acerca de sua historicidade, crenças, memórias, e intuições que se faz permitir a escolha da língua espanhola como língua adicional, tecendo articulações do trajeto de aprendiz, o que nos permitiu identificar as influências dialógicas, as potencialidades e as dificuldades apresentadas nesse trajeto de construção do “eu professor”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo:Parábola, 2018.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas:Pontes, 1993.

ARAUJO, H. J.; SOUZA, F. M. Crenças, Memórias e Intuições na Narrativa de um Professor Inglês – Língua Estrangeira – Em Construção. Afluente, 2017.

BAHKTIN, M. Questões de literatura e de estética: teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2010 [1934- 1935].

BAHKTIN, M. O freudismo. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BAHKTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 7, n. 2, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982007000200006

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005: Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/2005/Lei/L11161.htm>. Acesso em: 11 out. 2020.

CELANI, M. A. A. Transdisciplinaridades na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística e Transdisciplinaridade: Questões e Perspectivas. Campinas: EDUC/PUC- SP, 1992.

CELANI, M. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada? In: PASCHOAL, M. S.; CELANI, M. A. A. (Orgs.). Linguística Aplicada: Da Aplicação da Linguística à Linguística Transdisciplinar. São Paulo: EDUC/PUC-SP, 1992.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Trad: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. - Uberlândia: EDUFU, 2000.

DI CAMARGO JR., I.; SOUZA, F. M. Estudos da Linguagem e Mikhail Bakhtin: Uma Relação Dialógica. In: SOUZA, F. M. et al. (Orgs.). Bakhtin Dialogado: Alteridade, Relações Dialógicas e Sociedade. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.

DÍAZ, F. O processo de aprendizagem e seus transtornos - Salvador: EDUFBA,2011.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo as ideias linguísticas do círculo de Bahktin. São Paulo: Parábola, 2009.

FREIRE, P. A educação na cidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

KLEIMAN, A. B. Introdução. E um início: a pesquisa sobre interação e aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 18, 1991.

KLEIMAN, A. O Ensino de Línguas no Brasil. In: PASCHOAL, M. S.; CELANI, M. A. A. (Orgs.). Linguística Aplicada: Da Aplicação da Linguística á Linguística Transdisciplinar. São Paulo: EDUC/PUC-SP, 1992.

KLEIMAN, A. O Estatuto disciplinar da Língüística Aplicada: O traçado de um Percurso. Um ramo para o debate. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade: Questões e Perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOITA LOPES, L. P. Afinal o que é Linguística Aplicada? In: MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

______________. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.

______________. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica, interrogando o campo aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. et al. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

ROJO, R. Práticas de letramento em diferentes contextos. In: Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SOUZA, F. M.; KANEOYA, M. L. C. K. Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: Memórias, trajetórias e políticas. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.

SOUZA, F. M. Potencialidades e limitações para a (re)significação e (re)construção de crenças do e no complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. In: COSTA JUNIOR, J. V. L.; LENDL. A.; SILVA, C. (Org.). Ensino de Línguas e Literaturas: Questões da Contemporaneidade, Rio de Janeiro: Oficina de Leitura, 2018.

SOUZA, F. M. O cinema como mediador na (re)construção de crenças de professores de espanhol-língua estrangeira em formação inicial. Tese (Doutorado em Educação: cultura, organização e educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo: USP, 2014.

TELLES, J. A. “A trajetória narrativa: histórias sobre a formação do professor de línguas e sua prática pedagógica” In: Trabalhos em Linguística Aplicada, 34. Campinas: UNICAMP, 1999.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Albuquerque, F. D. de, & Ferreira de Sousa, D. L. (2023). CRENÇAS, MEMÓRIAS E DIALOGISMOS NA NARRATIVA DE UM APRENDIZ DE PROFESSOR DE ESPANHOL-LÍNGUA ADICIONAL (E-LA) EM FORMAÇÃO INICIAL. Open Minds International Journal, 4(4), 21–36. https://doi.org/10.47180/omij.v4i4.276