HIPERTEXTO, HIPERTEXTUALIDADE E LINKAGEM: PERCEPÇÕES DE JORNALISTAS EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.27Palavras-chave:
Hipertexto, Linkagem, Hipertextualidade, Ensino de Jornalismo, Formação do JornalistaResumo
Este artigo trata da importância que alunos de jornalismo têm em conhecer o conceito, características e funções do hipertexto no jornalismo para que, inseridos no mundo do trabalho, saibam lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos em espaços de atuação. Teve como objetivo aferir os conhecimentos de jornalistas em formação multimídia sobre hipertextualidade. Metodologicamente, fez-se uma pesquisa exploratória, envolvendo uma experiência de aprendizagem mediada. Participaram desta pesquisa 40 alunos matriculados na disciplina Práticas de Jornalismo Multimídia, do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís. Verificou-se que, apesar dos alunos entenderem os conceitos básicos sobre o hipertexto, as questões que tratam de especificações técnicas e necessárias para a construção na prática dos hipertextos ainda são poucos compreendidas. Diante desse dado, e tendo em vista que este estudo trata de uma experiência de aprendizagem mediada, realizou-se um minicurso para atender aos conhecimentos que faltavam entender todos os processos que envolvem a construção das da hipertextualidade no jornalismo.
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