A Cultura Intercontinental na Investigação em Ciências Sociais e Humanas
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.224Palavras-chave:
Cultura Intercontinental., Investigação. Ciências Humanas e Sociais.Resumo
Estamos numa época, onde se deposita grande confiança aos postulados científicos, uma confiança que não exime a possibilidade de uma certa traição por parte da ciência ou um certo desejo quimérico por parte do homem em ver tudo esclarecido, dentro de seus limites conceituais. O objetivo geral deste artigo é analisar como a cultura Intercontinental tem sido vista na investigação em Ciências Humanas e Sociais. De modo específico, o artigo objetiva esclarecer a dicotomia entre as Ciências Humanas e Sociais; bem como introduzir a cultura da aproximação como adjacente da cultura Intercontinental na Investigação em Ciências Humanas e Sociais. Metodologicamente o presente artigo, quanto aos objetivos espelhados é uma pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica, fazendo recurso aos estudos já feitos por outros pensadores, tais como Adorno (2002), Martins (2002), Hall (2006). A cultura Intercontinental na Investigação em Ciências Humanas e Sociais deve ser reforçada por um novo substrato cultural, a cultura da aproximação, o sentido dos termos são os mesmos já conhecidos, a sua aplicação na investigação terá como intuito lembrar aos investigadores em Ciências Humanas e Sociais, que o centro de suas investigações é o homem, todos os outros elementos devem estar ligados com este e entre si.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. (5ª Ed.) São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. (5ª Ed.) São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HALL, Stuart. Identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MARTINS, Moisés de Lemos. A linguagem, a verdade e o poder. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.