CORPO, CULTURA E AÇÃO: (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.192Palavras-chave:
Educação física escolar, Corpo, Cultura, Formação de professoresResumo
O livro "Corpo, Cultura e Ação: (Re)Pensando a Educação Física Escolar", é uma obra fundamental para aqueles interessados na relação entre educação física escolar, corpo, cultura e ação. O livro explora como o corpo, como elemento central, expressa indivíduos e suas relações com o mundo e a cultura. A cultura influencia como o corpo é percebido e valorizado em diferentes contextos sociais, afetando como a educação física é praticada nas escolas. Os autores argumentam que a educação física é fundamental no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor dos alunos, mas deve considerar diversas concepções culturais do corpo e abrir espaço para o diálogo. O livro oferece perspectivas teóricas e práticas, com nove capítulos discutindo temas como a relação entre esporte, mídia e cultura, a importância da formação de professores e da reflexão crítica, e o papel da educação física na educação de crianças pequenas. Os autores defendem uma abordagem mais crítica e reflexiva à educação física, enfatizando a necessidade de respeitar o corpo cultural diverso do movimento em sua dimensão de linguagem.
Downloads
Referências
LAURENTINO, D. N. A.; SANTANA, D. B. (Orgs.) Corpo, cultura e ação: (re)pensando a educação física escolar. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.