UM OLHAR SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA NA MODALIDADE “PROEJA”
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v3i3.180Palavras-chave:
Dificuldades na EJA., Ensino-aprendizado., Genética., Metodologias ativas., PROEJA.Resumo
O estudo da genética é primordial para a sociedade, graças aos estudos em genética que a humanidade conseguiu importantes informações sobre a história e a saúde humana, mas pesquisadores apontam que muitos alunos têm dificuldades nos assuntos da genética. Quando analisa-se o ensino do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), e busca-se entender sua realidade, observa-se resultados preocupantes, pois esta modalidade de ensino enfrenta inúmeros desafios. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar se o uso de metodologias ativas contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do PROEJA. Para atingir o objetivo geral da pesquisa foram realizadas 3 observações e ministradas 9 aulas, com duração de 50 minutos, em quatro dias diferentes, com 8 participantes de duas turmas, primeiro e segundo ano, além da aplicação de dois questionários com intuito de sondar os conhecimentos dos alunos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e descritiva. Ao avaliar os resultados constatou-se que muitos alunos do PROEJA têm diariamente diversas dificuldades para finalizarem os estudos. Por isso é necessário a utilização de metodologias ativas que contribuam para o ensino-aprendizado significativo dos alunos.
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