CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS

Autores

  • Maria da Conceição Siqueira de Souza Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco
  • José Luiz Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i1.16

Palavras-chave:

Softwares Educacionais, GeoGebra, Ensino de Geometria

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito refletir sobre o ensino de geometria a partir do uso de softwares geométricos na sala de aula com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Quilombola Vereadora Alzira Tenório do Amaral (EEQVATA), buscando despertar ointeresse pela Geometria. Trabalhou-secom a hipótese que a utilização do GeoGebra instiga a curiosidade dos alunos, permitindo que os mesmos se aproximem da geometria de forma dinâmica e prazerosa. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, na modalidade de campo. A amostra foi composta pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Na metodologia seguiu- se quatro passos: aplicação de atividade para levantamento do conhecimento prévio; atividades com uso do GeoGebra no laboratório de informática; aplicações de atividades após ouso do GeoGebra que funcionou comoum elemento avaliativo da utilização da ferramenta interativa e, por último, um questionário com 10 itens para ser respondido pelos alunos sobre o uso da tecnologia e do software GeoGebra nas aulas. O GeoGebra se revelou uma ferramenta metodológica dinâmica e interativa que proporcionou ao professor uma forma a mais de explorar os conteúdos, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos, além de possibilitar um momento de interação aluno-professor-conteúdo.
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Referências

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Souza, M. da C. S. de, & Cavalcante, J. L. (2020). CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS. Open Minds International Journal, 1(1), 47–63. https://doi.org/10.47180/omij.v1i1.16

Edição

Seção

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