DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS INCLUSIVAS NOS CONTEXTOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO DO SERIDÓ/RN

Autores

  • Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Débora Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v2i3.146

Palavras-chave:

Inclusão, Diversidade, Práticas Pedagógicas, Antirracista

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa vinculada a um Projeto de Pesquisa aprovado pelo PPG/PROPESQ Edital N° 01/2019 - Apoio a grupos Emergentes para Criação de Programas de Pós-Graduação. O objetivo foi realizar um diagnóstico das práticas pedagógicas antirracistas inclusivas nos contextos escolares da educação básica da região do Seridó/RN. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, contou com a participação de dezesseis escolas de distintas cidades do Seridó/RN que responderam dois questionários online. Um dos questionários foi destinado para os coordenadores das instituições de ensino, onde obteve-se resposta de cinquenta docentes. Além da análise das respostas dos questionários, as discussões desse texto se ancoram na Lei 10.639/2003 e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2009). Os resultados indicam a ausência de estudos específicos que favoreçam a inclusão de práticas pedagógicas antirracista no contexto investigado; por conseguinte, apresentam a necessidade da oferta de cursos de Pós Graduação que ofereça informações/conhecimentos para um melhor entendimento do racismo, da História da África, Culturas Afro-Brasileiras e das trajetórias dos movimentos sociais negros.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Melo, J. F. T. da C., & Costa, D. (2021). DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS INCLUSIVAS NOS CONTEXTOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO DO SERIDÓ/RN. Open Minds International Journal, 2(3), 20–32. https://doi.org/10.47180/omij.v2i3.146