BIODIVERSIDADE: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM QUEIMADAS-PB, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v1i1.14Palavras-chave:
Concepções, Educação Formal, Meio Ambiente, Preservação de EspéciesResumo
O componente curricular Biologia permite aos estudantes conhecerem e avaliarem o seu ambiente natural, as diferentes comunidades existentes e as relações entre elas, obtendo assim o conhecimento do ecossistema. Assim, este estudo teve objetivos verificar as concepções de alunos do Ensino Médio em relação à biodiversidade. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, através da aplicação de questionário entre março e junho de 2018, em uma escola de Ensino Médio da rede estadual em Queimadas – PB, Brasil. Ficou evidente que os pesquisados detêm de algum conhecimento sobre a fauna, porém desconhecem a flora. Na concepção dos pesquisados relaciona o prejuízo da perda das espécies com a sua função e importância na natureza. Em relação aos meios de comunicações onde viram ou ouviram falar sobre o tema biodiversidade observou-se que a televisão se configurou como o principal meio de divulgação do tema. Desta forma, sugere-se que dentre os desafios para uma melhor abordagem educacional sobre o tema biodiversidade nas escolas de Queimadas-PB está à necessidade de conciliar o tema com os demais conteúdos obrigatórios da grade curricular, abordando as diversas variações locais. Portanto, o principal foco de abordagem do tema deve levar em consideração o regionalismo.
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