AS IMAGENS DO EU E DO OUTRO (ESTRANGEIRO) EM ASTERIX
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v2i1.103Palavras-chave:
Análise do Discurso, História em quadrinhos, Mídia, Imagem, EstrangeiridadeResumo
Asterix, a personagem central da famosa História em Quadrinhos francesa de Goscinny e Uderzo, juntamente com as personagens Obelix, Paronamix, Idéiafix, entre outros, podem ser considerados como representantes de uma “francesidade” discursivo-identitária. Dos enunciados verbais e das representações imagéticas da história em quadrinhos é possível evidenciar relações de poder e projeção de imagens de gauleses (o eu) e, por extensão, os franceses, bem como de romanos e, por extensão, qualquer não-francês (o outro, o estrangeiro). Nosso objetivo neste texto é apresentar uma análise discursiva, na perspectiva da Análise do Discurso francesa, das representações imaginárias do eu e do outro na referida HQ. A partir da análise empreendida é possível indicar a positivação da imagem do(s) EU(s), como os gauleses (leia-se os franceses) e a negativação da imagem do(s) OUTRO(s), como os romanos (leia-se o estrangeiro).
Downloads
Referências
FOUCAULT, M. A Ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1999.
GOSCINNY, R.; UDERZO, A.. Asterix e A surpresa de César. Tradução de Cláudio Varga. São Paulo: Record, abril 1987.
GOSCINNY, R.; UDERZO, A.. A Cizânia. Tradução de Cláudio Varga. São Paulo: Record, vol. 15, maio 1986.
KRISTEVA, J. Étrangers à nous-mêmes. Paris: Fayard, 1988.
LÉVI-STRAUS, C. Race et histoire. In: Anthropologie structurale deux. Paris: Plon, 1973.
MAFEJE, A.. The Theory and Ethnography of African Social Formations: The Case of the Interlacustrine Kingdoms, London: Codesria, 1991.
MAFEJE, A.. Africanity: A Combative Ontology. CODESRIA Bulletin, vol.1, p.66-71, 2000.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: Gadet, F.; Hak, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1993, p. 61-162.
TODOROV, T. A Conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIÑAR, M. O reconhecimento do próximo. Notas para pensar o ódio ao estrangeiro. In: KOLTAI, C.(Org.). O Estrangeiro. São Paulo: Escuta/Fapesp, 1998, p. 173-192.
YAGUELLO, M. Les mots et les femme.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.