ANALISE DOS RECURSOS MULTIMODAIS: explorando o gênero anúncio publicitário

Autores

  • Neide Araújo Castilho Teno UEMS
  • Elza Sabino da Silva Bueno Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS/Dourados/Campo Grande

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.202

Palavras-chave:

Multimodalidade. Construção de sentido. Gêneros Textual propaganda.

Resumo

O presente texto tem relação com um projeto de pesquisa sob o Título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”,  envolvendo gêneros textuais do meio digital,  o ensino de línguas e a  presença da multimodalidade enquanto  recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve uma propaganda vinculada em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é explorar aspectos da multimodalidade na leitura de textos do meio digital. Sob o olhar da visão interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em  Monte Mór (2017) , e nas teorias dos  na  teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Marcuschi, (2004) que ensinam sobre os gêneros textuais e sua funcionalidade  entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista pois analisamos e interpretamos  enunciados,  assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em  textos multimodais.

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Publicado

2023-04-23

Como Citar

TENO, N. A. C., & BUENO, E. S. da S. . (2023). ANALISE DOS RECURSOS MULTIMODAIS: explorando o gênero anúncio publicitário. Open Minds International Journal, 4(1), 116–128. https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.202