ANALISE DOS RECURSOS MULTIMODAIS: explorando o gênero anúncio publicitário
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.202Palavras-chave:
Multimodalidade. Construção de sentido. Gêneros Textual propaganda.Resumo
O presente texto tem relação com um projeto de pesquisa sob o Título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”, envolvendo gêneros textuais do meio digital, o ensino de línguas e a presença da multimodalidade enquanto recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve uma propaganda vinculada em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é explorar aspectos da multimodalidade na leitura de textos do meio digital. Sob o olhar da visão interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em Monte Mór (2017) , e nas teorias dos na teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Marcuschi, (2004) que ensinam sobre os gêneros textuais e sua funcionalidade entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista pois analisamos e interpretamos enunciados, assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em textos multimodais.
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