A QUESTÃO TEMPORAL EM O DESERTO DOS TÁRTAROS, DE DINO BUZZATI
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.81Palavras-chave:
O deserto dos Tártaros, Tempo, Prolepses, Objetividade, SubjetividadeResumo
Este trabalho apresenta um estudo do romance O deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati, no qual procuramos investigar a passagem do tempo na obra, dando ênfase às anacronias de antecipação, ou prolepses. Ao observar esse fenômeno, abordamos a categoria narrativa de tempo em termos objetivos e subjetivos. Na análise, as prolepses estão adjacentes em função da progressão do enredo e sob as condições dos aspectos da temporalidade. Ao centrar a discussão acerca do tempo narrativo, o trabalho sustenta-se nos estudos teóricos de Genette (1978), Candido (1996) e Nunes (2013). De modo introdutório, apresentaremos alguns dados do romance, bem como o resumo da obra em apreço.
Downloads
Referências
BUZZATI, Dino. O deserto dos Tártaros. Trad. Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
CANDIDO, Antonio Candido. As quatros esperas. Novos Estudos, São Paulo, n. 26, p. 49-76, 1990. Disponível em: http://novosestudos.com.br/. Acessado em 05 de nov. de 2020.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Editora Ática, 1996.
LUKÁCS, Georg. A Teoria do Romance. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: editora 34, 2000.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
REUTER, Yves. Introdução à análise do romance. Trad. Angela Bergamini. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SANTOS, L. A. B.; OLIVEIRA, S. P. Sujeito, tempo e espaço ficcionais – Introdução à Teoria da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.