FORMAÇÃO E PRÁTICA: A AUTONOMIA DOCENTE EM DISCUSSÃO

Autores

  • Julieno Lopes Vergara Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.75

Palavras-chave:

Formação reflexiva, Professor autônomo, Prática docente

Resumo

Este estudo procura destacar a importância de se investigar a atuação docente, refletir sobre o tema, com o objetivo de apontar a dinâmica e a ruptura em torno do tema autonomia. Os objetivos do estudo acabam por se inserir na discussão que percorre a docência ao longo dos anos, a dicotomia entre formação e prática, e de que maneira ambas podem de fato caminhar juntas, para que exista um educador mais preparado para enfrentar um ambiente tão diversificado como a sala de aula. Esta pesquisa se justifica na medida do legado de informações que este estudo apresenta. A informação obtida irá contribuir de maneira satisfatória para a maturidade das relações existentes dentro do contexto escolar que envolva a prática docente. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica na perspectiva de abordagem do tipo qualitativa, com o propósito de aprofundar os conhecimentos sobre os pressupostos teóricos que embasam as produções pedagógicas pela reflexão em torno da formação e prática docente. Dentre as conclusões auferidas, destaca-se a importância de se retomar o pensamento da formação a partir da prática, dando voz aos educadores na formulação dessa formação, já que muitas vezes, suas perspectivas são esquecidas no tempo, e esses atores escolares deixam de dar sua contribuição para o entendimento da realidade escolar brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 3a ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
BEILLEROT. J. A pesquisa: Esboço de uma análise. In: ANDRE, M. (org.) O papel da pesquisa na formação e na pratica dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001 – (Serie Pratica Pedagógica). p.17-31.
BOGDAN. R.C.; BIBKLEN S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CERVO, A.L; BERVIAN, P.A; SILVA, R. Metodologia cientifica. 6 ed. São Paulo: Pearson, Prentice Hall, 2009.
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. In: Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, Sem II. 2008. p.01- 13. Disponível em: http://scholar.google.com.br Acesso em: 28/09/2020.
FREIRE, P. Escola primária para o Brasil. In: Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 212, p. 95-108, jan./abr. 2005.
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 edição. São Paulo: Atlas, 2002.
KUHN, T. As estruturas das revoluções científicas. Tradução: Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2001.
LELIS, I. A. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? In: Educação & Sociedade, ano XXII, n° 74, Abril/2001.p.43-58.
MACEDO, N. D. de. Iniciação à Pesquisa Bibliográfica. São Paulo: Unimarco, 1994.
MELLOUKI, M.; GAUTHIER, C. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 87, p. 537-571, maio/ago. 2004. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso: 08/12/2014.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Ltda. 1995.
_______. O professor pesquisador e reflexivo. In: Programa “Salto para o futuro”, Entrevista concedida em 13 de Setembro de 2001 para TVE- Brasil.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente formação: perspectivas sociológicas, Lisboa, Publicações Dom Quixote. 1993.
RAMPAZZO, L. O conhecimento. In. Metodologia científica. Para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo. Edições Loyola, 2002.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor, Porto, Porto Editora, 1995, p. 65-92.
__________. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.(Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005, p. 81-87.
SCHÕN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Ltda. 1995.
TARDIF, M. Saberes docentes e formações profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ZEICHNER, K. M. A Formação Reflexiva de Professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

VERGARA, J. L. (2020). FORMAÇÃO E PRÁTICA: A AUTONOMIA DOCENTE EM DISCUSSÃO. Open Minds International Journal, 1(3), 89–103. https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.75

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo